sábado, 9 de dezembro de 2023
Ypiranga fará jogo das faixas na Arena Orlandão neste domingo, às 8h
Lula pede autocrítica ao PT durante conferência: “Será que nós estamos falando aquilo que o povo quer ouvir de nós?”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso na noite desta sexta-feira (8), em Brasília, durante evento do PT sobre as eleições municipais do ano que vem. Lula questionou seus colegas de partido se o PT está falando “o que o povo quer ouvir”.
Lula começou fazendo uma defesa da democracia. Em seguida, passou a abordar as estratégias eleitorais do PT. Para o presidente, é preciso que o partido não perca de vista a necessidade de dialogar com o povo.
“Nós temos que nos perguntar por que que um partido que, muitas vezes no discurso pensa que tem toda a verdade do planeta, só conseguiu eleger 70 deputados? Por que tão pouco se a gente é tão bom?”, perguntou o presidente.
“Por que tão pouco se a gente acha que a gente poderia ter muito mais? É preciso que a gente tente encontrar resposta dentro de nós. Será que nós estamos falando aquilo que o povo quer ouvir de nós? Será que nós estamos tendo competência para convencer o povo das nossas verdades?”, completou.
Para Lula, as eleições municipais do ano que vem — quando os brasileiros vão escolher prefeitos e vereadores — vai refletir a polarização na disputa presidencial de 2022. Lula ressaltou que, nesse contexto, o PT e aliados devem defender a democracia “sem medo”.
“Eu, sinceramente, acho que nessa eleição vai acontecer um fenômeno, vai ser outra vez Lula e Bolsonaro disputando essas eleições no município. E vocês sabem que não pode aceitar provocação, não pode ficar com medo, não pode ficar com vergonha, não pode ficar com o rabo no meio das pernas”, exclamou Lula.
“Vocês sabem que um cachorro quando late para gente, a gente não baixa a cabeça. A gente late também. Para ele fica com medo da gente. A gente vai ter que mostrar que nós queremos exercitar a democracia, vamos fazer as eleições mais competitivas possíveis, mas a gente não vai ter medo de ninguém”, declarou Lula.
No discurso, o presidente também disse que vai ser cabo eleitoral dos candidatos.
“Eu prometo ser um bom cabo eleitoral fazendo as coisas corretas para vocês sentirem orgulho daquilo que está acontecendo no Brasil. A gente não vai falhar, a gente não vai errar”, frisou Lula.
Do Portal NS/Por g1
Marlon Nunes fala sobre equipe do Fluminense que estreia neste domingo no Campeonato Master em Santa Bárbara
Marlon na comemoração do bi campeonato Barroquense do Fluminense em 2019 |
Marlon fez questão de acrescentar que o time é bem montado, destacando nomes como Nego Dilson de Araci, Gum de Serrinha, Marcio Paturi, Mimito, além dos jogadores da 'casa', como Danilo Tele, Gero, Onça, Gildo, Ivan e demais jogadores que formam o Fluminense de Barrocas no Sub-40. Nas regras da competição, é permitido um atleta de 39 anos e os goleiros a partir de 30 anos, com os demais jogadores acima de 40.
@ Nossa Voz por Kauã Sherman
Dia de capacitação para os agentes de saúde!
Vivenciamos uma noite verdadeiramente mágica na encantadora Praça Luiz Nogueira com o início do Doce Natal em Serrinha!
Na última sexta-feira (08), celebramos a abertura desse período festivo com a entrega da deslumbrante decoração natalina, a chegada calorosa do Papai Noel, um emocionante Musical de Natal e a experiência encantadora de neve!
As apresentações da renomada Filarmônica 30 de Junho, do Maestro Anderson Matos, e do Coral IBMH, envolveram a todos com sua magia musical.
Confira o que preparamos para você em nossa agenda:
🗓️ De 08/12 a 06/01 – Todos os dias
Não perca o espetáculo da árvore mágica das 18:30h até 21:30h
🗓️ De 08 a 25/12
Encontre o Papai Noel das 18:30 às 21:30h
Desfrute da neve das 19:30h às 20h
Junte-se a nós e mergulhe nessa atmosfera única de celebração e alegria!
sexta-feira, 8 de dezembro de 2023
Bahia e Vitória sobem no Ranking Nacional de Clubes da CBF; Flamengo lidera
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira (8), a versão de 2024 do Ranking Nacional de Clubes (RNC). Tanto Bahia quanto Vitória viram suas classificações melhorarem. O Flamengo se manteve na liderança.
O Esquadrão de Aço, que ocupava a 15ª colocação na lista divulgada no final de 2022, aparece agora em 13º, com 10.158 pontos. Já o Vitória, que era o 29º no ranking de 2023, subiu uma posição e agora tem 5.200 pontos.
Campeão brasileiro, o Palmeiras se manteve na vice-liderança, mas viu a distância para o primeiro colocado diminuir. Antes, o Verdão tinha 14.458 pontos, contra 17.210 do Rubro-Negro carioca. Agora, os paulistas têm 15.372, contra 16.678 do Fla.
Outros três clubes baianos figuram no top 100 do ranking: Juazeirense (63º), Jacuipense (68º) e Bahia de Feira (71º).
O Ranking Nacional de Clubes (RNC) estabelece uma classificação técnica entre 239 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais.
Confira o Top 10:
FEMININO
O Ranking Nacional de Clubes Feminino tem, pela quarta vez consecutiva, o Corinthians na liderança. Com 11.840 pontos, as pentacampeãs do Brasileirão Feminino Neonergia seguem absolutas.
O Bahia ocupa a 15ª colocação, com 5.552 pontos. Já o Vitória aparece em 39º, com 2.132.
Confira o Top 10:
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Casos de dengue crescem 17,5% no Brasil, aponta Ministério da Saúde
Os resultados do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) e do LIA (Levantamento de Índice Amostral) , 74,8% dos criadouros do mosquito foram encontrados nas residências — vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção—, 22% em armazenamento de águas elevadas, como caixas d'água e cisternas, e 3,2% estavam em depósitos de pneus e lixo.
Do Portal Bahia Notícias/Por Patrícia Pasquini | Folhapress/Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Volante do Bahia é diagnosticado com lesão no ligamento cruzado anterior do joelho
O volante Acevedo, do Bahia, foi diagnosticado com uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito. O comunicado foi feito nesta sexta-feira (8) pelo Esquadrão.
Em nota, o clube informou que o atleta será submetido a uma cirurgia. "Bahia e New York City ainda estão ajustando como será o tratamento", diz o texto. O clube americano é quem detém os direitos do jogador.
Acevedo deixou o gramado da Arena Fonte Nova, na última quarta-feira (6), contra o Atlético-MG, ainda no primeiro tempo, sentindo muitas dores. O Tricolor venceu o Galo por 4 a 1.
Em 2024, o volante atuou em 54 partidas pelo Bahia e deu duas assistências. O contrato de empréstimo do jovem de 24 anos com o Esquadrão é até o fim da temporada.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
Banco Central divulga regras do Pix automático; veja como vai funcionar
Os bancos que não disponibilizarem o novo serviço a partir da data de lançamento da ferramenta serão multados em até R$ 50 mil por dia de atraso -a incidência da multa dura por 60 dias.
Do Portal Bahia Notícias/Por Paulo Ricardo Martins | Folhapress/Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Mancha solar do tamanho de 60 Terras surpreende cientistas
Fonte: Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA)
Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Nasa/SDO/Divulgação
Maioria da bancada baiana na Câmara vota para proibir uso da palavra "todes" em comunicações de órgãos públicos
Apesar de esvaziada por conta da ausência do presidente Arthur Lira (PP-AL) e de diversos líderes que participam da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, a Câmara teve uma semana com votação de muitos projetos considerados prioritários pela bancada feminina. Em homenagem aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, campanha que se encerra no próximo domingo (10), foram aprovados 14 projetos de lei que dizem respeito à prevenção e tentativa de eliminação da violência que atinge a mulher.
Um projeto que não faz parte dessa pauta e que acabou sendo aprovado nesta semana gerou diversas polêmicas e um debate acirrado no Plenário da Câmara. Trata-se do PL 6256/19, que determina o uso de linguagem simples pelos órgãos públicos com objetivo de facilitar a compreensão da população a respeito de leis, decretos, avisos, comunicados, editais e qualquer tipo de texto voltado para o cidadão.
O projeto, de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF) e do ex- deputado Pedro Augusto Bezerra (PTB-CE), busca instituir no país uma política nacional de linguagem simples, com a previsão do uso de regras já existentes nos manuais. Em resumo, o projeto busca que sejam usadas técnicas de redação que facilitem a vida de quem precisa ser informado pelo poder público.
Entretanto, um destaque ao projeto apresentado pelo deputado Junio Amaral (PL-MG), acabou surpreendendo a autora do projeto e os partidos de esquerda. O destaque buscava acrescentar no texto a proibição do uso de “novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas”.
Em se destaque, o deputado Junio Amaral citou a palavra “todes” como uma das que deveriam ser proibidas como forma de flexão de gênero na língua portuguesa. A palavra “todes” é usada para se referir a pessoas que não se identificam com o gênero masculino ou feminino. Pelo projeto, essa palavra não pode vir a ser usada em documentos ou textos oficiais de órgãos públicos.
O destaque proposto pelo deputado Junio Amaral (PL-MG) não foi aceito pelo relator, deputado Pedro Campos (PSB-PE), e acabou indo à votação. PT, PCdoB, PV, Psol e Rede se posicionaram contra o destaque, mas o mesmo acabou sendo aprovado por 257 votos a favor e 144 contra.
Na bancada da Bahia, 17 deputados votaram a favor do destaque. Outros 10 votaram contra o destaque, e 12 não registraram voto. O projeto agora segue para o Senado, com a inclusão do destaque no texto da proposição.
Votaram a favor do destaque: Adolfo Viana (PSDB), Antonio Brito (PSD), Capitão Alden (PL), Dal Barreto (União), Diego Coronel (PSD), Félix Mendonça Jr. (PDT), Gabriel Nunes (PSD), João Leão (PP), Leur Lomanto Jr. (União), Márcio Marinho (Republicanos), Mário Negromonte Jr. (PP), Neto Carletto (PP), Otto Alencar Filho (PSD), Pastor Isidório (Avante), Paulo Azi (União), Paulo Magalhães (PSD) e Roberta Roma (PL).
Votaram contra o destaque: Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB), Ivoneide Caetano (PT), Jorge Solla (PT), Joseildo Ramos (PT), Lídice da Mata (PSB), Raimundo Costa (Podemos), Ricardo Maia (MDB), Valmir Assunção (PT) e Waldenor Pereira (PT).
Não votaram: Afonso Florence (PT), Alex Santana (Republicanos), Arthur Maia (União), Bacelar (PV), Claudio Cajado (PP), Elmar Nascimento (União), João Carlos Bacelar (PL), José Rocha (União), Leo Prates (PDT), Rogéria Santos (Republicanos), Sérgio Brito (PSD) e Zé Neto (PT).
Do Portal Bahia Notícias/Por Edu Mota, de Brasília/Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Sepultura anuncia seu fim com turnê de despedida que vai passar por 40 países
Surgida nos anos 1980 em Belo Horizonte, a banda lançou 15 discos e escreveu seu nome na história do metal mundial com o disco "Roots", de 1996, que inovou ao trazer para a música pesada a participação dos indígenas xavantes.
Do Portal Bahia Notícias/Por João Perassolo | Folhapress/Foto: Reprodução Redes Sociais
Biohacking: como e por que seres humanos estão implantando chips no próprio corpo
O biohacking pode ser entendido como a prática de intervir no corpo humano usando um conjunto de tecnologias para melhorar ou expandir a capacidade humana em uma determinada atividade.
Ele pode ser usado para armazenar dados, ampliar a sensibilidade de uma parte do corpo e até facilitar em ações dia a dia, como pagamentos.
O biohacking pode envolver tecnologias que não exigem implantes, como “óculos inteligentes” que ajudam pessoas com deficiência visual a ter mais independência no dia a dia.
Mas, em muitos casos, o conceito envolve implantes de microchips no corpo. Esses dispositivos têm circuitos eletrônicos e uma peça para se comunicar com outros aparelhos por ondas de rádio.
Não há legislação no Brasil sobre o biohacking, e a tecnologia gera debates em relação a segurança digital. Confira alguns usos para os implantes de chips no corpo:
Pagamento
Na Holanda, já há pessoas que usam a tecnologia para efetuar pagamentos.
Elas não precisam usar dinheiro, cartão de banco ou celular para pagar. Em vez disso, basta colocar a mão próximo do leitor de cartão para concluir a transação.
A Walletmor, empresa holandesa que trabalha com a tecnologia, diz que o chip é totalmente seguro, tem aprovação regulatória no país e funciona imediatamente após ser implantado. Também não requer bateria ou outra fonte.
Armazenamento de dados
O implante de microchips também serve para guardar informações, como dados médicos ou o crachá do trabalho.
“Normalmente, olham estranho pra você porque não é um negócio muito trivial”, diz o especialista em segurança cibernética Thiago Bordini.
“Tem algumas pessoas que têm curiosidade e pedem pra ver. Porque, se você passa o dedo em cima, você o sente. As pessoas querem saber o que é sentir, é bem curioso”, afirma.
Ele contou que o principal motivo para realizar o implante foi a vontade de conhecer mais a tecnologia e como ela poderia ser utilizada para facilitar coisas do dia a dia.
Magnetismo
O implante de pequenas pastilhas de ímãs na ponta dos dedos funciona para que pessoas tenham uma sensibilidade extra: sentir campos magnéticos ao seu redor.
Para Luli Radfahrer, professor e diretor do laboratório de pesquisa acadêmica Interfaces Digitais, Experiências e Inteligências Artificiais (IDEIA), o procedimento não muda o corpo humano de forma significativa.
“Com isso [a implementação do imã], a pessoa sente no tato alguma mudança. As pessoas dizem que têm um sexto sentido porque elas sentem as variações magnéticas. Isso é puramente estético”, afirma Radfahrer.
Uma das empresas que produzem o equipamento é a Grindhouse Wetware, startup de biotecnologia com sede na Pensilvânia. A organização se concentra em experimentar tecnologia para aumentar as capacidades humanas.
Afinal, o que são microchips?
O microchip é um conjunto de circuitos eletrônicos com módulos. Esses dispositivos costumam ser capazes de armazenar e transmitir informações.
Eles podem funcionar através de ondas de rádio, sensores integrados ou sinais elétricos. O chip pode ser implantado no corpo em poucos minutos e o processo geralmente acontece em estúdios de aplicação de piercing.
O microchip possui uma espécie de vidro que é biocompatível, ou seja, não cria reação alérgica ou outra reação imunológica, disse ao g1 Fernanda Matias, professora de biotecnologia na Universidade de São Paulo (USP). No Brasil, não há leis que regulamentam os implantes.
O assunto gera debates sobre até que ponto a tecnologia deve ser integrada ao corpo humano, levando a discussões sobre segurança digital.
“O risco de segurança de dados é iminente num país onde tudo é clonado. Tem gente que põe a entrada e o controle de casa ou dados de cartão nesses dispositivos. Se clonam cartão, clonam esses chips”, diz Fernanda Matias.
Mas os microchips não são encontrados tão facilmente, explica Luli Radfahrer. “Comprar chips de biohacking é igual comprar anabolizantes. Não é impossível de encontrar, porém é difícil”.
Do Portal NS/Por g1 Inovação