sábado, 16 de julho de 2022

Motoristas reclamam da quantidade de redutores de velocidade instalados na BA-411, entre Serrinha e Barrocas

Stories de Matheus Lama sobre os quebra molas. Foto Reprodução
Com a recuperação da BA-411, o trecho que liga os municípios de Serrinha e Barrocas recebeu nova pavimentação asfáltica, com acostamento, sinalização e diversos redutores de velocidades, os chamados 'quebra molas', que deram o que falar em grupos de bate-papo em redes sociais. 

Barroquenses tem aprovado a qualidade do serviço, mas estão se manifestando sobre a quantidade de redutores de velocidade adicionados na BA: "Do cajueiro pra Barrocas, mais 20. Meu Jesus, um absurdo isso. Em termos de trafegabilidade será a via mais chata da Bahia", lamentou o motorista Lucas Santos. "Em uma parte é ruim, em uma parte é bom, pessoas que quer andar 'correndo' demais nas estradas, evita acidentes" ressaltou.

O comerciante e cantor Matheus Lama, gravou stories em uma rede social e em tom irônico comunicou sobre os redutores de velocidade: "Galera, fica esperto quem vim de Serrinha para Barrocas, que eu tô contando aqui, esse é o 98ª quebra mola, só falta dois pra cem, que tá cheio de quebra mola na pista, ali na frente tem mais um", relatou. O músico também alertou os motoristas para terem cuidado. Não se sabe ao certo a quantidade de 'quebra molas' ao longo da rodovia de 18km, mas as reclamações são especialmente em relação ao trecho de Serrinha ao Cajueiro. 

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Brasil ultrapassa marca de 675 mil mortes por Covid

Brasil ultrapassa marca de 675 mil mortes por Covid
Foto: Felipe Iruatã / Zimel Press / Folhapress

O Brasil registrou 299 mortes por Covid e 103.635 casos da doença, nesta sexta-feira (15). Com isso, o país chega a 675.145 vidas perdidas e a 33.244.343 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.
 

O elevado número de casos ocorre devido a uma atualização no algoritmo do Ceará, que sozinho, nesta sexta, registrou mais de 49 mil infecções.
 

Os dados de Tocantins e Pará não foram atualizados.
 

A média móvel de mortes agora é de 249 por dia, dentro da estabilidade, ou seja, sem variações superiores a 15% em relação ao dado de duas semanas atrás (ela apresenta aumento exatamente de 15%).
 

A média de casos também está em estabilidade e agora é de 58.678 infecções por dia.
 

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.
 

Ao todo, 179.398.534 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 168.231.868 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen.
 

Assim, o país já tem 83,51% da população com a 1ª dose e 78,31% dos brasileiros com as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen.
 

Até o momento, 98.192.283 pessoas já tomaram a terceira dose e 19.163.639 a quarta.
 

O consórcio reúne também o registro das doses de vacinas aplicadas em crianças. A população de 5 a 11 anos parcialmente imunizada (com somente a primeira dose de vacina recebida) é de 64,12%, totalizando 13.143.932. Na mesma faixa etária, 40,01% (8.202.481) recebeu a segunda dose ou a dose única. Também houve revisão das doses aplicadas nessa faixa etária.
 

Mesmo quem recebeu as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.
 

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (PL), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

'O que estão fazendo comigo é uma covardia muito grande', desabafa Tirulipa

'O que estão fazendo comigo é uma covardia muito grande', desabafa Tirulipa
Foto: Reprodução/Instagram

Alvo de investigações do Ministério Público por conta de uma suposta relação com a Betzord, o comediante Tirulipa usou suas redes sociais para desabafar sobre o caso. Ele também se defendeu e afirmou que a acusação de seu envolvimento com a organização criminosa se trata de uma “fake news”. 


“Tenho 26 anos de carreira, não duraria tantos anos se eu não usasse com a verdade. O que estão fazendo comigo é uma covardia muito grande. Fake News essa notícia que saiu que tinha envolvimento com alguma coisa criminosa”, disse o comediante.


Emocionado, Tirulipa desabafou para seus fãs nos stories e afirmou que “dará um tempo” da internet e afirmou estar chateado com “certas pessoas” que desejam sujar seu nome.


“Quero dizer pra vocês que preciso me recompor, preciso dar um tempo aqui. Vou para meu Porto Seguro que é minha família. Eu sou ser humano, tenho coração e também sinto quando batem em mim, tenho meus sentimentos”, desabafou Tirulipa.


De acordo com a assessoria jurídica do artista, o humorista não possui qualquer envolvimento com a empresa investigada e apenas realizou uma ação de divulgação pontual para a empresa de apostas em 2011.


Outro alvo da operação foi a influencer Deolane Bezerra, que chegou a ter dois carros no valor de R$ 1,6 milhão apreendidos pela polícia (veja aqui).


Do Portal Bahia Notícias

Anvisa autoriza pesquisa com células CART-T para tratar câncer

Anvisa autoriza pesquisa com células CART-T para tratar câncer
Foto: Reprodução/Forbes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de pesquisas para o desenvolvimento de um tratamento para o câncer à base de células de CAR-T, segundo informações do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.


Em desenvolvimento em vários países do mundo, a tecnologia que usa as células CAR-T é considerada bastante promissora e consiste em reprogramar geneticamente as células do sistema de defesa do paciente para reconhecer e combater o tumor que o afeta.


A pesquisa clínica será realizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, com financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).


Neste primeiro momento, poucos pacientes deverão participar do estudo. O ensaio clínico se encontra em fase inicial de desenvolvimento e deverá ser controlado para avaliação dos riscos e dos benefícios do medicamento.


Do Portal Bahia Notícias

Bahia bate recorde e possui o 4º maior eleitorado do Brasil nas eleições de 2022

Bahia bate recorde e possui o 4º maior eleitorado do Brasil nas eleições de 2022
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em ano com eleitorado histórico, a Bahia é o estado com o quarto maior número de pessoas aptas a votar nas eleições em outubro deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os eleitores baianos representam cerca de 7,2% (11.291.528) do eleitorado total.

 

O número representa um recorde na história eleitoral da Bahia. Comparado com 2018, houve um crescimento de 8,64% Os estados que ficaram à frente dos baianos foram: São Paulo (22,16%), Minas Gerais (10,41%) e Rio de Janeiro (8,2%).

 

Salvador, a capital da Bahia, é o quinto município com pessoas aptas a votar neste ano, com 1.983.198 eleitores. O município ficou atrás apenas de São Paulo (9.314.259), Rio de Janeiro (5.002.621), Brasília (2.203.045) e Belo Horizonte (2.006.854).


O Nordeste é a segunda região com maior eleitorado em 2022, representando 27,11% do total. Os nordestinos ficaram atrás apenas do Sudeste, que possui 43,06% dos eleitores.


Segundo o TSE, as eleições de 2022 têm 156,4 milhões de pessoas aptas a votar. De acordo com o presidente do tribunal, ministro Edson Fachin, esse é o maior eleitorado cadastrado da história brasileira (veja aqui).


Do Portal Bahia Notícias

Mãe dá à luz a trigêmeos 10 meses após ter gêmeos em Santa Catarina

Mãe dá à luz a trigêmeos 10 meses após ter gêmeos em Santa Catarina
Foto: Hospital Azambuja/ Divulgação

Uma mulher deu à luz trigêmeos, 10 meses após ser mãe de gêmeos indicou que ela e o companheiro não tinham planos de ter mais crianças. O parto de Aline da Silva Costa, de 28 anos, aconteceu em Brusque, no Vale do Itajaí, na terça-feira (12). Com a chegada dos meninos, agora a jovem tem 9 filhos e uma enteada.

 

"Foi um susto para nós, porque a gente não estava esperando trigêmeos. A gente não estava nem com plano de ter mais filhos", conta Aline, ao G1.

 

Os trigêmeos nasceram com 33 semanas de gestação após uma cesária. Segundo o hospital, Vitor Hugo, Victor e Valentim estão sendo monitorados na UTI neonatal da unidade.

 

Aline conta que, no primeiro ultrassom, apenas um bebê foi visto na barriga dela. No segundo procedimento, feito com 22 semanas, o médico informou que a catarinense esperava três meninos. "Falou até o sexo dos bebês", conta.


Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro deve vir à Bahia na próxima semana; PL fará convenção na sexta

Bolsonaro deve vir à Bahia na próxima semana; PL fará convenção na sexta
Foto: Bahia Notícias

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve vir à Bahia na próxima semana. Apesar do indicativo da presença no estado, nem a agenda de Bolsonaro ou a data da visita foi ajustada ainda, de acordo com interlocutores do presidente na Bahia. O PL da Bahia tem convenção estadual marcada para a próxima sexta-feira (22), onde será confirma a candidatura ao governo de João Roma, juntamente com os integrantes da chapa. 

 

Apesar disso, o presidente não deve estar presente na convenção de Roma, por conta de agendas já ajustadas. Apesar de aliados terem feito o convite, alguns ajustes para o lançamento da candidatura do próprio Bolsonaro devem ser um dos impeditivos para a presença do presidente na Bahia durante a convenção. 

 

Bolsonaro esteve recentemente na Bahia, durante as comemorações dos festejos ao Dois de Julho (relembre aqui). O presidente promoveu uma motociata em Salvador e discursou para apoiadores durante sua estadia na capital baiana (veja mais). 

 

CONVENÇÃO ALTERADA

A convenção do PL está mantida para o próximo dia 22, porém, o local de realização foi alterado pelo partido. O evento que está programado para ocorrer a partir das oito da manhã, em Salvador, agora será realizado na Avenida Juracy Magalhães Jr., onde funcionava a concessionária Toyota-Guebor. 

 

A mudança ocorre a pedido dos convencionais do interior de um ponto mais perto do centro de Salvador e da rodoviária para facilitar o acesso.


Do Portal Bahia Notícias/por Mauricio Leiro

Partidos compram 24 carros de R$ 100 mil ou mais com verba pública

Partidos compram 24 carros de R$ 100 mil ou mais com verba pública
Foto: Bahia Notícias

Duas Mitsubishi Pajero, uma delas blindada, uma Range Rover e uma Toyota Hilux estão entre os 24 carros de R$ 100 mil ou mais comprados com verba pública por partidos políticos de 2017 a 2020.
 

A sigla que montou a maior frota foi o PSL, que saiu da condição de nanico e se tornou uma das maiores do país por ter abrigado Jair Bolsonaro (hoje no PL) nas eleições de 2018. Em 2019 suas verbas públicas se multiplicaram por cinco, chegando a R$ 98 milhões.
 

Hoje o partido se chama União Brasil, resultado de sua fusão ao DEM.
 

O sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aponta que o PSL comprou sete veículos, por R$ 1,3 milhão. Foram três pelo diretório da Paraíba, dois pela direção nacional, um pelo diretório de Salvador (BA) e outro pelo diretório de Jaraguá do Sul (SC).
 

Os dados dos gastos de verba pública pelas legendas no quadriênio 2017-2020 foram reunidos e organizados pelo Movimento Transparência Partidária.
 

O veículo mais caro comprado pelo PSL foi uma Land Rover Range Rover preta, zero quilômetro, adquirida pelo diretório da Paraíba por R$ 381 mil. Os outros carros comprados pelo diretório foram um Volkswagen Tiguan preto, que custou R$ 189 mil; e uma Amarok da mesma montadora, de R$ 165 mil.
 

Todos são veículos de alto padrão.
 

Procurado, o partido disse que apenas a Amarok permanece com a legenda.
 

O deputado federal Julian Lemos (União Brasil-PB), à época presidente do PSL-PB, afirmou que o diretório usou o Tiguan por cerca de um ano "porque não compensava alugar". Ele também alegou que a compra e posterior venda do carro representou uma economia maior.
 

Em relação à Land Rover, o carro foi adquirido em dezembro de 2019 e devolvido à loja em agosto de 2020 pelo mesmo valor que custou, R$ 381,2 mil. O partido afirmou ter chegado à conclusão de que não compensava o custo de manutenção.
 

De acordo com Lemos, "nem foi finalizada a compra, o carro ficou na loja". O sistema do TSE aponta a despesa nas contas de 2019 e receita do mesmo valor em 2020.
 

"Um partido desse tamanho só ter um carro no estado para tudo é o mínimo. Atividade partidária se faz com carro de partido mesmo", disse o parlamentar.
 

Já o diretório nacional do PSL comprou um Toyota Hilux SRV por R$ 118 mil e um Toyota Corolla por R$ 100 mil, ambos em 2019.
 

A direção nacional do partido disse que "os tribunais eleitorais, ao analisarem as prestações de contas dos partidos, perceberam que a aquisição de veículos é mais vantajosa que a locação".
 

"Foi seguindo essa recomendação que o União Brasil decidiu há alguns anos comprar veículos, e não alugar. Os dois carros disponibilizados para a direção nacional do partido são utilizados para atividades administrativas e transporte de autoridades", acrescentou.
 

O diretório do PSL de Salvador comprou uma Mitsubishi Pajero preta blindada, ano 2015/2016, por R$ 125 mil. O carro seguiu com o então presidente do partido na cidade, Alberto Pimentel, que agora comanda o diretório de Feira de Santana (BA).
 

"Ele foi comprado para auxiliar nos trabalhos partidários. É um carro grande e blindado, o que auxilia melhor na segurança e tem um baixo valor de mercado comparado aos mais novos com capacidade inferior, a exemplo do Corolla", disse Pimentel, que é casado com a deputada Professora Dayane Pimentel (União Brasil-BA).
 

Ao todo, 22 partidos registraram a compra ou financiamento de 80 carros entre 2017 e 2020 pelo valor total de R$ 6,9 milhões.
 

O nanico Patriota foi partido que comprou o carro mais caro entre 2017 e 2020, se excluído o veículo comprado e devolvido pelo PSL da Paraíba. Trata-se de uma Mitsubishi Pajero preta, de R$ 260 mil. A sigla adquiriu ainda outros quatro veículos, totalizando gasto de R$ 740 mil, o que a torna campeã desse tipo de despesa, proporcionalmente ao valor do fundo partidário recebido (0,65%).
 

O partido tinha apenas seis deputados quando a compra foi feita. O presidente da sigla na época, Adilson Barroso, justificou a aquisição à Folha dizendo que "toda empresa que queira ter resultado em seu trabalho tem que ter as ferramentas necessárias."
 

Também entre os veículos mais caros está uma Toyota Hilux, comprada pelo diretório do PP no Tocantins por R$ 213 mil em outubro de 2020. O diretório no estado é comandado pela senadora Kátia Abreu, que não respondeu aos questionamentos até a publicação deste texto.
 

Os partidos usam ainda a verba que recebem do governo federal para outros gastos ligados a locomoção. Foram R$ 27,5 milhões em combustível e R$ 29 milhões categorizados como outras despesas de transporte, o que inclui táxi, pedágios e fretes, por exemplo.
 

Com viagens aéreas foram R$ 100,4 milhões em passagens e R$ 20,2 milhões com fretamentos de aeronaves.
 

"Hoje, os partidos brasileiros são custeados fundamentalmente por fundos públicos, que têm crescido exponencialmente nos últimos anos. O que se vê nesse período, no entanto, é o Congresso Nacional debatendo propostas que, a pretexto de assegurar a autonomia das legendas, procuram flexibilizar suas obrigações em relação à aplicação desses recursos e dificultar a identificação de irregularidades", disse o diretor-executivo do Transparência Partidária, Marcelo Issa.
 

Ele ressaltou que a Justiça Eleitoral identifica inúmeras irregularidades, muitas vezes reincidentes, que têm levado à devolução de milhões de reais todos os anos aos cofres públicos.
 

"A forma como os partidos políticos utilizam os recursos públicos com os quais são financiados é um bom indicativo de como deverão geri-los ao ocupar a administração pública."
 

Nos últimos anos, tornou-se uma tradição o Congresso aprovar minirreformas políticas e eleitorais pouco antes das eleições, geralmente para flexibilizar regras de fiscalização, punição e transparência.
 

Pela lei, os partidos políticos recebem anualmente verba pública para seu custeio, o fundo partidário. A previsão para este ano é de um rateio de cerca de R$ 1 bilhão, dividido na proporção dos votos obtidos pelas 32 legendas nas eleições para a Câmara dos Deputados.
 

É longa a lista de uso irregular ou questionável dessas verbas, com gastos em bens de luxo, restaurantes caros, entre outros fins sem relação clara com a atividade partidária.
 

Em 2017, por exemplo, o Ministério Público Federal obteve a quebra do sigilo bancário do Pros (Partido Republicano da Ordem Social) em decorrência do uso do dinheiro público para compra de helicóptero (R$ 2,4 milhões), aeronave bimotor (R$ 400 mil) e uma série de imóveis, entre eles uma mansão de R$ 4,5 milhões no Lago Sul, uma das regiões mais nobres de Brasília.
 

Em abril de 2022 o TSE rejeitou as contas do partido relativas a 2016 e determinou a devolução de R$ 11 milhões aos cofres públicos pela sigla não ter comprovado a finalidade exclusivamente partidária na compra de aeronaves, imóveis e veículos.


Do Portal Bahia Notícias/por Lucas Marchesini e Ranier Bragon | Folhapress

Com gols de Ignácio e Raí, Bahia vence o Guarani no Brinco de Ouro

Com gols de Ignácio e Raí, Bahia vence o Guarani no Brinco de Ouro
Foto: Luciano Claudino

Após passar dois jogos com empates, o Bahia voltou a vencer na disputa da Série B. Dentro do Brinco de Ouro, em Campinas, o Tricolor superou o Guarani por 2 a 0 na noite deste sábado (16), pela 18ª rodada da competição nacional. 

 

Com o resultado, o Esquadrão de Aço vai aos 33 pontos, na terceira posição, abrindo sete pontos de vantagem para o Sport, quinto colocado. A equipe volta a jogar na próxima terça-feira (19), às 19h, contra o CRB na Arena Fonte Nova.

 

O JOGO

 

Fora de casa, o Bahia foi o primeiro a criar perigo. Aos dez minutos, Daniel cruzou na área e Gabriel Xavier cabeceou para grande defesa de Kozlinski.

 

Ignácio abre o placar

Logo depois, aos onze minutos, gol do Bahia. Após mais uma cobrança de Daniel, Ignácio cabeceou sem dar chances para o goleiro do Bugre.

 

Na sequência, as duas equipes tiveram boas chances de marcar. Aos 14, depois de boa jogada pelo lado direito, a bola sobrou limpa com Mateus Ludke, que acertou a trave. No contra-ataque, Daniel recebeu cruzamento de Davó e finalizou ao lado da meta.

 

Com 29 de jogo, Silas mandou uma bomba em cobrança de falta e a bola passou muito perto da meta de Danilo Fernandes. Cinco minutos depois, bola na área do Bahia e Derlan cabeceou por cima.

 

O Guarani quase empatou no fim do primeiro tempo e com fogo amigo. Depois de bola cruzada na área, Mugni cabeceou contra e Danilo Fernandes fez uma defesaça.

 

Segundo tempo

Nicolas Careca marca, mas VAR anula

 

Aos seis minutos, bola na área, João Victor desviou e Nicolas Careca mandou uma bomba na rede. Depois de toda a festa do Guarani, o árbitro de vídeo entrou em ação e impugnou o lance por impedimento do zagueiro bugrino.

 

O Bahia tomou um susto aos 22 minutos, quando Djalma recuou a bola com força e o goleiro Danilo Fernandes precisou se virar pra dominar e não deixar ela entrar no gol. Com 26, Patrick cabeceou por cima após cobrança de falta.

 

Aos 29, Rodrigo Andrade dominou lançamento na grande área e finalizou para grande defesa de Danilo Fernandes. No minuto seguinte, Derlan ficou com a sobra e finalizou ao lado.

 

Raí amplia

 

Aos 33, mais um do Bahia. Em boa jogada, Djalma soltou a bola para Mugni, que tocou para Raí Nascimento completar para a rede.

 

O terceiro quase veio aos 35. Davó recebeu na grande área, finalizou e a bola desviou para a linha de fundo. Antes do apito final, Douglas Borel recebeu na área e finalizou para defesa de Kozlinski.

 

FICHA TÉCNICA
Guarani 0 x 2 Bahia
Série B - 18ª rodada
Local: Brinco de Ouro, em Campinas
Data: 16/07/2022 (sábado)
Horário: 18h30
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Rosa de Oliveira (ambos do RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Cartões amarelos: Mugni, Djalma (Bahia)

Gols: Ignácio, Raí (Bahia)

 

Guarani: Kozlinski; Mateus Ludke, João Victor, Derlan e Matheus Pereira; Leandro Vilela, Silas (Rodrigo Andrade) e Eduardo Person (Marcinho); Bruno José (Venuto), Maxwell (Nicolas Careca) e Lucão. Técnico: Mozart.

 

Bahia: Danilo Fernandes; André (Douglas Borel), Ignácio, Didi, Gabriel Xavier e Luiz Henrique (Djalma); Patrick, Daniel (Miqueias), Mugni e Raí (Marco Antônio); Matheus Davó (Rodallega). Técnico: Enderson Moreira.


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Ateliê de Costuras da Cleide Santiago na Avenida ACM em Serrinha - Próximo a Cidade Nova


Cleide também faz manguito, pernito e máscaras para ciclistas com excelentes preços!

Vá no Ateliê de Costuras Cleide Santiago na Avenida ACM, número 1630 - na entrada para a Adelba em Serrinha e encomende já os seus!

Vende-se esta casa no bairro Colina das Mangueiras em Serrinha

Informações com Cival Anjos: (75) 99121-4433


Ruas na frente e no fundo do imóvel!

Confira as ocorrências policiais de Serrinha divulgadas hoje (15) pelo 16º BPM

Sede do  16° BPM em Serrinha - Foto: AP


Polícia Militar do 16º BPM, divulgou nesta quinta-feira,15 de julho de 2022, as últimas ocorrências policiais registradas em Serrinha (BA). Confira!

Bairro Treze - Porte de drogas

Por volta das 16h50 desta quinta-feira, 14 de julho, ao realizar patrulhamento no bairro dos Treze em Serrinha, foi avistado um homem conduzindo uma motocicleta sem capacete. Foi dado ordem de parada, e, após proceder com a abordagem, foi encontrado com o suspeito de 35 anos uma certa quantidade de uma substância análoga a cocaína. Ao ser indagado, relatou que a substância foi comprada no valor de 120 reais no mesmo bairro e que seria para consumo. Diante dos fatos, a ocorrência foi direcionada para a Delegacia, para adoção das medidas cabíveis.

Bairro Vila de Fátima - Porte de drogas

Por volta das 19h45 desta quinta-feira, 14 de julho, durante rondas no bairro de Vila de Fátima em Serrinha, foi avistada uma motocicleta saindo de um beco. Assim que as pessoas a bordo visualizaram a guarnição, o garupa dispensou algo e o condutor começou a acelerar a moto. Foi feito o acompanhamento e, logo após a abordagem, com eles nada foi encontrado. A guarnição retornou ao local e recolheu o material dispensado, sendo duas porções semelhantes a maconha. Ambos foram encaminhados à Delegacia, para adoção das medidas cabíveis.

Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: Ascom do 16° BPM

Campeão Barroquense 2022, fará amistoso em Serrinha com Botafogo do Tanque Grande

Botafogo x Santa Cruz neste sábado (16). Imagem Reprodução
Após a conquista do título de Campeão Barroquense de 2022, o Santa Cruz de Lagoa da Cruz volta a campo pela primeira fez, em jogo amistoso neste sábado (16), a partir das 9h da manhã, contra o Botafogo do Tanque Grande, equipe que está garantido na Série B do Serrinhense em 2023. O jogo na Arena Marianão faz parte da preparação do Fogão para a estreia na Copa do Brasil Serrinhense.

A equipe da comunidade do Tanque Grande, zona rural do município de Serrinha, irá enfrentar o Santa Cruz, equipe que na final do Barroquense derrotou de virada o Chelsea por 2 a 1 (veja aqui).

Além do amistoso, também estará sendo realizada na Arena Marianão uma reunião entre Secretaria Municipal de Esportes e representantes dos 22 clubes que vão disputar a Copa do Brasil Serrinhense. No encontro será definido os confrontos da fase inicial. A competição será no formato "mata-mata". A entrada para acompanhar o amistoso será gratuita.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Policial militar mata seis familiares e outras duas pessoas; diz PM

Um policial militar matou oito pessoas, sendo seis da família dele, em Toledo e Céu Azul, cidades da região oeste do Paraná, durante a noite de quinta-feira (14). As informações foram confirmadas pela Polícia Civil e pela Polícia Militar (PM). Entre as vítimas estão três crianças e um adolescente.

A Polícia Militar informou que entre os mortos estão dois filhos do agente, uma enteada, a esposa, a mãe dele, um irmão e outras duas pessoas que estavam na rua. Veja a seguir:

Kassiele Moreira Mendes Garcia, esposa, de 28 anos
Miguel Augusto da Silva Garcia, filho, de 4 anos
Kamili Rafaela da Silva Garcia, filha, de 9 anos
Amanda Mendes Garcia, enteada, de 12 anos
Irene Garcia, mãe, de 78 anos
Claudiomiro Garcia, irmão, de 50 anos
Kaio Felipe Siqueira da Silva, desconhecido do PM, 17 anos
Luiz Carlos Becker, desconhecido do PM, 19 anos

Fabiano Júnior Garcia, de 37 anos, trabalhava no 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo e estava há 12 anos na corporação. A PM disse que o agente trabalhou normalmente na quinta-feira e deixou o plantão por volta das 19h.

A PM acredita que, ainda em Toledo, o homem tenha matado a esposa e a enteada de 12 anos. Depois, foi até a casa da mãe dele, onde a matou com facadas. O irmão dele também foi morto, mas com disparos de arma de fogo.

Em seguida, a suspeita é que ele tenha se dirigido para Céu Azul, onde matou os dois filhos que moravam com a avó materna. As vítimas foram baleadas.

Depois, conforme a polícia, o homem retornou para Toledo, onde tirou a vida de dois jovens aleatórios que estavam passando pela região, de 17 e 19 anos.

Por fim, o policial tirou a própria vida. O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, informou que o agente enviou diversas mensagens para os familiares no intervalo entre as mortes.

O coronel disse que a Polícia Militar tomou conhecimento dos crimes e tentou prender o agente antes que ele retornasse para Toledo para matar a mãe, o irmão e outros dois jovens.

“Os oficiais tentaram localizá-lo, foi mandado reforço para lá. Ele falou para um oficial que estava fugindo para Foz do Iguaçu, o que não era verdade. Foi tentado de todas as formas para dar voz de prisão a ele”, informou.
O coronel disse ainda que o policial estava em processo de separação e tinha algumas dívidas, conforme relato de colegas.

“Não tinha nada que desabonasse a conduta do soldado Fabiano. Não tinha nada, era um excelente profissional. Causou estranheza, surpresa e decepção para todos nós essa situação. Está sendo aberto inquérito policial militar pra apurar o fato. Está sendo dado todo suporte psicológico pra família frente a essa situação”, afirmou.
A arma utilizada era da Polícia Militar do Paraná. O carro que era usado pelo agente foi apreendido e era particular. A Polícia Civil investiga a motivação das mortes.

Por meio de nota, a Polícia Militar lamentou o caso e disse que o policial envolvido no caso não tinha registros de problemas psicológicos.

A PM disse que também disponibiliza atendimento psicológico aos policiais da região. Confira a nota completa abaixo.

Nota da PM

“A Polícia Militar está consternada e lamenta profundamente o ocorrido nas cidades de Toledo-PR e Céu Azul-PR.

O policial militar que prestava serviços no 19º Batalhão em Toledo não tinha histórico de problemas psicológicos e atuava como motorista do Coordenador do Policiamento da Unidade.

Desde dezembro de 2020 a região conta com o apoio do programa PRUMOS, que disponibiliza atendimento psicológico aos militares, com profissionais contratados para atuar nas Organizações Policiais Militares.”

Do Portal Calila Notícias


Bill Gates: a promessa do bilionário de deixar lista de mais ricos do mundo após doações

Bill Gates anunciou que fará uma doação de cerca de R$ 110 bilhões | Foto: Getty Images via BBC

O bilionário Bill Gates se comprometeu novamente a doar sua riqueza, dizendo que deixará a lista dos mais ricos do mundo. Isso aconteceu quando o cofundador da Microsoft anunciou que faria uma doação de US$ 20 bilhões (cerca de R$ 110 bilhões) para o fundo filantrópico dele.

O quarto homem mais rico do mundo disse que tem uma “obrigação” de devolver seus recursos à sociedade. Gates se comprometeu a doar a riqueza dele em 2010, mas seu patrimônio líquido mais que dobrou desde então.

Atualmente, ele tem US$ 118 bilhões (R$ 641 bilhões), segundo a revista Forbes. Mas isso cairá significativamente após a doação que promete fazer neste mês para a Fundação Bill & Melinda Gates, o fundo de caridade que ele criou com a ex-mulher em 2000.

No Twitter, Gates disse que a fundação aumentaria os gastos de US$ 6 bilhões (R$ 32 bilhões) por ano para US$ 9 bilhões (R$ 49 bilhões) até 2026 devido a recentes “contratempos globais”, incluindo a pandemia, a guerra na Ucrânia e a crise climática.

“À medida que olho para o futuro, pretendo dar praticamente toda a minha riqueza à fundação”, disse ele. “Vou sair em algum momento da lista das pessoas mais ricas do mundo”.

“Tenho a obrigação de devolver meus recursos à sociedade de uma maneira que eles causem o maior impacto para reduzir o sofrimento e melhorar vidas. E espero que outros em posições de grande riqueza e privilégio também se manifestem neste momento.”

A fundação de Gates trabalha em países para erradicar doenças como a malária, melhorar a educação e combater a falta de saneamento. Era tida como a segunda maior fundação de caridade do mundo em 2020, com US$ 49,8 bilhões (R$ 270 bilhões) em ativos e apoiada por outros benfeitores ricos, como o investidor bilionário Warren Buffett.

Embora a fundação tenha feito um bom trabalho, alguns levantaram preocupações sobre a ética de um empreendedor privado que exerce uma influência tão grande.

A fundação é o maior doador privado da Organização Mundial da Saúde, perdendo apenas para os Estados Unidos com sua doação anual em 2018. As preocupações com isso se tornaram mais evidentes depois que o ex-presidente Donald Trump ameaçou retirar o financiamento dos Estados Unidos.

Gates deteve o título da Forbes de pessoa mais rica do mundo entre 1995 e 2010 e novamente de 2013 a 2017. O fundador da Amazon, Jeff Bezos, o derrubou do primeiro lugar em 2017, antes de o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, chegar ao topo em 2022.

Do Portal NS/Fonte: BBC

Principal foragido da polícia de Sergipe morre em confronto com policiais na Bahia

Local onde principal foragido de Sergipe foi encontrado em Vitória da Conquista | Foto: SSP-SE

O principal foragido da polícia de Sergipe morreu em confronto com policiais, na tarde desta quinta-feira (14), no município de Vitória da Conquista (BA). Ele é suspeito de envolvimento em várias ocorrências relacionadas a homicídios e roubo de gado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE).

De acordo com a SSP, participaram da ação equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac) e as polícias Militar e Civil da Bahia.

O foragido era procurado desde 2014, quando conseguiu fugir de um presídio em Sergipe. De acordo com a SSP-SE, ele tinha uma extensa ficha criminal e [era conhecido] pela extrema violência que utilizava em suas ações criminosas.

De acordo com o delegado Dernival Eloi, o foragido aterrorizou os estados de Sergipe e da Bahia e as investigações para capturá-lo duraram cerca de seis meses, e foram conduzidas pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com o auxílio da Delegacia de Polícia Civil de Frei Paulo (SE) e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).

“Na década de 90 e início dos anos 2000, ele aterrorizou os dois estados cometendo inúmeros homicídios e roubos e furtos de gado. Ele também intimidava as vítimas para que não houvesse comunicação à polícia. Nós já vínhamos realizando diligências para localizá-los antes mesmo da divulgação da lista e o encontramos na tarde desta quinta-feira”, destacou.

Do Portal NS/Fonte: g1 SE

Enfermeiro aposentado passa no vestibular para medicina aos 64 anos: ‘Quero ajudar as pessoas’

Almir (ao centro) com colegas de trabalho no Hemoce, em Fortaleza | Foto: Arquivo pessoal

O enfermeiro aposentado Francisco Almir Freitas foi aprovado aos 64 anos no curso de medicina de uma faculdade particular do município de Quixadá, no interior do Ceará. Com previsão de se formar aos 70 anos, ele afirma que o seu maior sonho é atuar na profissão pelo menos até os 80 para cuidar das pessoas. Ao g1 ele falou da preparação e das expectativas para os próximos anos de graduação.

Almir já é formado em enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Ele se aposentou trabalhando no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), mas ainda trabalha como enfermeiro no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza. A decisão de cursar medicina, contudo, já é uma vontade antiga.

“Com a carreira que tenho posso dizer que não é mais por dinheiro que decidi ingressar na medicina. Meu objetivo é ajudar as pessoas, é meu sonho e também o sonho da minha mãe quando ainda era viva”, disse.

A rotina de estudos de Almir foi intensa nos últimos quatro anos, desde que se aposentou da UFC, em 2018. A preparação teve cursinho e aulas com professores particulares, videoaulas e resolução de exercícios com uma dedicação que acontecia de domingo a domingo, muitas vezes passando de meia-noite.

“Durante todo esse tempo, além de não ter deixado de trabalhar no Hemoce, prestei vestibular para outras faculdades e fiz o Enem. Inclusive fui aprovado em medicina em duas faculdades do Rio de Janeiro e em outra de Santa Catarina, mas não fui por causa da distância que ficaria da minha família. Minha rotina era estudar durante a tarde e à noite, mesmo no fim de semana, seja presencial ou online. Tinha os momentos de lazer sim, mas tudo controlado”, explica.

Mudança de cidade

Morador de Fortaleza, Almir agora terá de se mudar para a cidade de Quixadá, a 167 km da capital cearense. Para ele, tudo se encaixou como deveria, pois vai poder continuar trabalhando como enfermeiro mesmo na cidade onde vai estudar pelos próximos seis anos.

“Não tive problemas em conseguir minha transferência para a unidade do Hemoce de Quixadá, onde seguirei trabalhando durante o dia e cumprir minhas 20 horas semanais de serviço durante a noite. Minha mulher é servidora no município de Boa Viagem. A gente já passava a semana sem se ver, teremos os finais de semana em Fortaleza para estar em família, isso não será problema”, frisou.

O aposentado tem orgulho de dizer que é inspiração para os três filhos e acredita que a experiência profissional de mais de 35 anos na área da saúde é um motivo a mais para se dedicar todos os dias à medicina nos próximos anos.

“Estou me sentindo muito feliz, eram só nove vagas e fiquei justamente com a última vaga para o curso. Meu presente de 64 anos foi receber o resultado da aprovação justo no dia do meu aniversário. Já no dia da matrícula fui muito bem recepcionado pelo pessoal da faculdade. Peço a Deus que me dê saúde, disposição para terminar o curso e fazer o que mais desejo: ajudar pessoas”, finaliza.

Do Portal NS/Fonte: g1 CE