sábado, 7 de agosto de 2021
Bahia empata com Cuiabá e chega a 5 jogos sem vencer na Série A
O Bahia empatou com o Cuiabá, neste sábado (7), na Arena Pantanal, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar de 1 a 1 culmina na quinta partida consecutiva sem triunfo do Tricolor na Série A, mas interrompe a sequência de derrotas.
Apesar de ter dominado o primeiro tempo e aberto o placar, o Esquadrão voltou a apresentar problemas no setor defensivo e cedeu um empate que poderia ter sido evitado.
O jogo marcou também a estreia do atacante colombiano Hugo Rodallega. Anunciado há quase um mês, o colombiano entrou no início do segundo tempo, no lugar de Oscar Ruiz, mas não teve grande influência.
O Bahia terá a semana "cheia" antes de voltar a campo, pela 16ª rodada do Brasileirão. No próximo domingo (15), encara o Atlético-GO, em Pituaçu, às 18h15.
DOMÍNIO E DESATENÇÃO
O Bahia de Dado Cavalcanti entrou em campo sem centroavante, mas com três atacantes e apenas um volante. Com Rodriguinho de falso 9, e Daniel e Mugni no meio, a troca de passes ficou mais qualificada.
A primeira chance surgiu aos 15 minutos. Matheus Bahia conseguiu boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Rodriguinho na área. O meia ajeitou e chutou forte, a bola desviou e passou com perigo.
O lado direito, para variar, foi o lado mais forte do Esquadrão. Aos 25 minutos, Nino encontrou Oscar Ruiz no meio, o atacante fez o pivô e Rossi encontrou uma cavadinha perfeita para Rodriguinho sair na cara do gol. O falso 9 fez como 9, e estufou as redes.
Apesar do domínio tricolor, uma única jogada individual do Cuiabá foi o suficiente para abalar as estruturas defensivas do Bahia. Aos 37 minutos, Pepê passou por três adversários e, da entrada da área, finalizou com qualidade no cantinho direito de Matheus Teixeira, para empatar o jogo. Desatenção.
Aos 45', após cobrança de falta, Rossi cortou a bola e ela ficou com Danilo Gomes. O atacante arriscou de muito longe, com perigo para a meta tricolor.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo já começou com um susto para o Bahia. Logo no primeiro minuto, o Cuiabá marcou um gol. Contudo, João Lucas, autor da assistência, estava impedido, e o bandeirinha assinalou corretamente o impedimento.
Em velocidade, o Dourado voltou a assustar aos sete minutos. Jonathan Cafu foi lançado na direita e encontrou Jenison no meio. O centroavante tocou para Gava que, dentro da área, chutou com perigo, mas também estava impedido.
O Bahia respondeu com Rossi, dois minutos depois. O camisa 7 recebeu de Mugni livre na área, porém chutou fraco, nas mãos de Walter. De qualquer forma, advinha... também estava em posição irregular.
A partida entrou numa espécie de marasmo sem fim, em que as equipes se esforçavam para chegar a lugar nenhum. Dado espetou dois centroavantes lá na frente (Gilberto e Rodallega), mas perdeu em criatividade. O Cuiabá perdeu o contra-ataque, sem espaço para impor velocidade.
O marasmo foi quebrado aos 44 minutos do segundo tempo, quando o Bahia encontrou espaço no campo de defesa adversário. Raniele descolou bom passe na frente para Maycon Douglas, que avançava em direção ao gol quando foi derrubado por Felipe Marques. O árbitro Héber Roberto Lopes não teve dúvidas e apresentou o cartão vermelho ao atleta do Cuiabá. Gilberto cobrou a falta com força, mas a bola explodiu em Lucas Mugni antes de sair para tiro de meta.
Aos 47, Raniele arriscou de muito longe, a bola quicou e Walter bateu roupa. Não tinha ninguém na sobra.
Gols: Rodriguinho (Bahia) / Pepê (Cuiabá)
Cartões amarelos: Rossi (Bahia) / Paulão (Cuiabá)
Cartões vermelhos: Felipe Marques (Cuiabá)
Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Juninho Capixaba; Edson (Raniele), Daniel (Maycon Douglas) e Lucas Mugni; Rossi (Matheus Galdezani), Oscar Ruiz (Rodallega) e Rodriguinho (Gilberto). Técnico: Dado Cavalcanti.
Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause
Na noite chuvosa em Salvador, Vitória perde para o Vasco no Barradão
O Vitória foi derrotado pelo Vasco por 1 a 0 na noite deste sábado (7), no Barradão, pela 16ª rodada da Série B. O único gol da partida foi marcado pelo argentino Sarrafiore no primeiro tempo. Minutos após o lance, o duelo chegou a ser paralisado por quase uma hora devido ao estado gramado que ficou encharcado com a forte chuva em Salvador.
Com o resultado, o Leão ficou estacionado nos 13 pontos e voltou para a zona de rebaixamento ao cair para a 17ª colocação na tabela de classificação. O time baiano ainda corre risco de ser ultrapassado pela Ponte Preta e Londrina que têm a mesma pontuação e entram em campo neste domingo (8), no complemento da rodada, contra, respectivamente, Botafogo e CRB. Com 25, o time carioca saltou para o sexto lugar.
O próximo compromisso do Vitória será contra o Cruzeiro, no Mineirão. O duelo acontece na quarta-feira (11), às 19h, pela 17ª rodada.
O JOGO
Com o campo encharcado e várias poças devido à forte chuva que cai em Salvador, os dois times tiveram muitas dificuldades para jogar futebol. Sem conseguir trocar passes rasteiros, os jogadores optavam pelos chutões para passar a bola.
O Cruzmaltino começou a partida pressionando no campo do Leão. Mas a primeira boa jogada de ataque foi do Rubro-Negro. Pablo Siles lançou, Castan não conseguiu cortar e Guilherme dominou. Ele puxou para o meio, bateu rasteiro e a bola passou perto da trave esquerda de Vanderlei aos 10. A resposta carioca veio em seguida aos 12 com Morato, que recebeu de Zeca, levou para a linha de fundo e bateu cruzado para a defesa de Lucas Arcanjo, que espalmou para escanteio.
Jogo paralisado
Aos 17 minutos, o jogo foi paralisado pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden devido as péssimas condições do gramado. De acordo com o regulamento, o árbitro tem 30 minutos para avaliar as condições do gramado para tomar uma decisão se jogo será reiniciado ou não.
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias
Após cerca de 60 minutos de paralisação, duelo é reiniciado. Apesar da decisão pela sequência, o gramado ainda está condições ruins, obrigando os jogadores a tocar a bola pelo alto, já que o campo ainda encharcado impede a bola de rolar.
O Leão criou uma chance aos 27 minutos com Fernando Neto. Miranda saiu jogando errado, o camisa 8 do Rubro-Negro roubou e bateu rasteiro para a defesa de Vanderlei. O time carioca respondeu com Morato aos 31, arriscando de fora de área. A bola passou perto da trave direita de Lucas Arcanjo e foi para fora.
Aos 39, o Vitória chegou bem com Van. Guilherme ajeitou para o lateral, que chegou batendo forte para o gol, mas mandou para fora. Mas o Vasco quase chegou ao segundo gol, novamente com Sarrafiore aos 41. Cano foi à linha de fundo e cruzou para trás. Jabá chutou e Lucas Arcanjo fez a defesa. A sobra ficou com o argentino que chutou para fora.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram dos vestiários com as mesmas formações que jogaram a etapa inicial. Aos dois minutos, o Leão chegou bem com Marcinho. Ele dominou e bateu de fora da área obrigando o goleiro Vanderlei a fazer boa defesa.
Assim como aconteceu no reinício do jogo após a paralisação, o Leão tem mais domínio da bola e tenta chegar mais na defesa carioca, porém sem levar muito perigo. Aos nove, Fernando Neto arriscou de longe, mas mandou muito por cima da trave vascaína.
Lucas Arcanjo fez uma grande defesa aos 15 minutos em chute de Cano. Porém, a arbitragem anulou a jogada assinalando um impedimento no ataque carioca.
O Vasco chegou bem aos 22. Morato cruzou, Léo Jabá matou no peito, mas na hora de finalizar acabou isolando mandando a bola bem por cima da meta baiana.
Lucas Arcanjo fez outra grande defesa aos 37 minutos ao defender uma bomba de Andrey. No rebote, a defesa do Rubro-Negro conseguiu afastar o perigo.
Aos 45 minutos, o Leão perdeu o zagueiro Marcelo Alves, que recebeu o cartão vermelho. O defensor tocou com a mão na bola ao ser driblado por Léo Jabá, que sairia de frente para o gol.
Cartões amarelos: Wallace (Vitória) / Juninho, Cano, Léo Matos (Vasco)
Cartão vermelho: Marcelo Alves
Gol: Sarrafiore (Vasco)
Vitória: Lucas Arcanjo; Van, Marcelo Alves, Wallace e Roberto; Pablo Siles, Fernando Neto (Eduardo) e Bruno Oliveira (Vico); Marcinho (David), Guilherme Santos (Eron) e Samuel (Samuel Granada). Técnico: Ricardo Amadeu (interino).
Vasco da Gama: Vanderlei; Miranda, Léo Matos e Leandro Castan; Zeca, Romulo, Juninho (Andrey) e Sarrafiore (MT); Léo Jabá, Morato e Cano (Cayo Tenório). Técnico: Lisca.
Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão
Bahia segue em queda de casos ativos e chega a menor número desde maio de 2020
A Bahia atingiu o menor número de casos ativos da Covid-19 desde maio de 2020. Conforme dados do boletim, apresentados pela secretaria de saúde do estado, neste sábado (7), os 3.934 ativos, representam o menor índice desde o dia 11 de maio de 2020.
Nas últimas 24h foram computados mais 47 óbitos em decorrência da infecção, chegando a 25.954 mortes. Em casos, foram registrados 1.675 no último dia, totalizando 1.201.950. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado está em 48%.
O estado possui até o momento 1.172.062 de recuperados da Covid-19.
Do Portal Bahia Notícias
Em 11 horas, Bahia iguala número de ouros que tinha conquistado em mais de 100 anos
Entre o momento que Isaquias Queiroz cruzou em primeiro a linha de chegada da final da prova do C1 1000 metros, na canoagem velocidade (veja aqui), e a seleção de futebol masculino do Brasil, capitaneada por Daniel Alves, venceu a Espanha por 2 a 1 no Estádio de Yokohama (leia aqui), a Bahia conquistou o mesmo número de medalhas de ouro (3) que havia conquistado nos últimos 100 anos de Jogos Olímpicos. Foram 11 horas, no total.
Além de Isaquias e Daniel, Hebert Conceição subiu ao lugar mais alto do pódio no boxe, na categoria peso-médio (até 75 quilos) (saiba mais aqui). Contando com Ana Marcela Cunha, campeã na maratona aquática (lembre aqui), o estado tem, agora, quatro dos sete ouros do Brasil em Tóquio-2020.
Desde Antuérpia-1920, a primeira participação do país no evento, três baianos tinham subido ao lugar mais alto do pódio: Ricardo, no vôlei de praia, Wallace, no futebol masculino, e Robson Conceição, no boxe.
O número de medalhas total do estado chegou a 19 com os Jogos de Tóquio. Antes do início, eram 15 (veja aqui).
Em Tóquio, a Bahia ainda tem chance de ouro com outra atleta: Beatriz Ferreira, atual campeã mundial do peso-leve (até 60 quilos), vai entrar no ringue às 2h, para disputar a final contra a irlandesa Kellie Harington. Seria a vigésima medalha do estado.
Do Portal Bahia Notícias/por Matheus Caldas / Nuno Krause
Prefeito Adriano Lima e comitiva se encontra com Ministros
Na oportunidade, a comitiva de Serrinha participou de uma audiência de atendimento aos prefeitos e prefeitas da região com a equipe técnica do ministério da educação para tratar de assuntos ligados à pasta.
Do Portal Ailton Pimentel
Policial Civil do DF é presa novamente por perseguir ex-namorados
Investigada pelo crime de stalking (perseguição, em inglês), a policial já havia sido detida, na última terça-feira (3), após invadir a Corregedoria da Polícia Civil e tentar impedir o depoimento de um ex-namorado. No entanto, assinou um termo circunstanciado e foi liberada no mesmo dia.
A defesa da policial disse que "não se manifesta sobre casos ainda em investigação".
Segundo a Polícia Civil, a prisão preventiva foi decretada a partir de "fatos apurados pela Corregedoria-Geral de Polícia (CGP), relacionados à apuração de crime de stalking praticado pela servidora". Ainda conforme a corporação, "o caso cumpre os requisitos previstos em lei, como possibilidade de fuga e obstrução de provas".
"Ela ficará separada dos demais presos, isso é uma garantia concedida por lei aos agentes da segurança pública", diz a Polícia Civil.
Segundo a investigação, Rafaela Luciene Motta Ferreira chegou a ligar 98 vezes, em um único dia, para um dos ex-namorados que a acusa de perseguição. As queixas são de 2018, quando o homem conheceu a policial por meio de um aplicativo de relacionamentos.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o casal saiu algumas vezes, porém, o então namorado passou a ser ameaçado, quando pediu para terminar o relacionamento.
Em uma das conversas telefônicas, segundo o processo, a policial falou que "ele [ex-namorado] não sabia com quem estava mexendo" e que ele estava "mexendo com fogo". Além disso, a mulher teria ameaçado os familiares do ex-namorado.
"Acho que você devia ter um pouquinho mais de precaução. Você tem família aqui, você tem pai idoso, tem mãe idosa, eles moram sozinhos. Você tem irmã, tem sobrinho, então para de ser idiota", teria dito a policial.
Em março de 2020, a policial foi sentenciada, em primeira instância, por coação no curso do processo, – quando se usa violência ou ameaça para favorecer interesse próprio ou alheio – prática cometida contra o ex-namorado, segundo a Justiça. Rafaela respondeu em liberdade, recebeu pena restritiva de direitos, mas recorreu da decisão. Não há detalhes sobre o procedimento no processo.
Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: G1
Homem fica preso em janela do apartamento da ex após tentar reconciliação
Testemunhas informaram aos policiais que o homem tentou fazer avanços indesejáveis para a ex-namorada enquanto estava bebendo. A moradora mandou o ex embora, mas ele tentou voltar e foi espremido por uma janela travada.
Com medo, a mulher chamou a polícia. "A parte inferior do corpo do homem estava para fora da janela. Ele estava inconsciente e mal respirava", declarou um policial citado em reportagem do "Sun".
Do Portal Ailton Pimentel
Com Covid-19, Tarcísio Meira é internado por complicações e é intubado
O ator Tarcísio Meira, de 85 anos, foi internado na tarde desta sexta-feira (6), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por complicações da Covid-19.
Segundo o jornal O Dia, o marido da atriz Glória Menezes está intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e vai precisar fazer hemodiálise. Glória Menezes, de 86 anos, também está internada. O estado de saúde dela é de menor gravidade, com atendimento médico em um quarto particular.
Do Portal Bahia Notícias
Após vitórias de Isaquias e Hebert, Rui anuncia edital de R$ 1,2 milhão do Bolsa Esporte
Após as medalhas de ouro de Isaquias Queiroz e Hebert Conceição nos Jogos Olímpicos de Tóquio (relembre aqui e aqui), o governador Rui Costa afirmou, em suas redes sociais, que publicou, neste sábado (7), um edital do programa Bolsa Esporte. Segundo o gestor, o benefício vai "assegurar R$1,2 milhão para que nossos atletas continuem batalhando por seus sonhos".
Criado em 2011, o Bolsa Esporte oferece bolsas de R$ 380,00 até R$ 2 mil para atletas e paratletas baianos radicados, desde a iniciação até o alto rendimento, com duração de um ano e período renovável.
"São 37 modalidades olímpicas e 21 paralímpicas atendidas pelo edital, além de mais 25 classificadas como modalidades reconhecidas e vinculadas", afirmou Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Setre, responsável pela gestão do programa em parceria com a Coordenação de Esporte do Estado, que tem como titular Gustavo Miranda.
O Edital 03 e seus respectivos anexos estarão disponíveis no site da Sudesb, nesta segunda-feira (9).
A Bahia tem, até o momento, quatro medalhas de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além de Ana Marcela, Isaquias e Hebert, Daniel Alves conquistou o título do torneio masculino de futebol, neste sábado (veja aqui).
Nas últimas semanas, Rui Costa foi criticado pelo boxeador Robson Conceição (lembre aqui). O motivo é a não construção, até agora, da Arena de Lutas da Bahia, prometida em 2016, após o ouro de Robson na Olimpíada do Rio de Janeiro (saiba mais detalhes aqui e aqui).
Do Portal Bahia Notícias/por Matheus Caldas / Nuno Krause
No 2º mês de câmeras 'grava-tudo', SP registra queda de 40% na letalidade policial
As recentes aquisições de 3.750 armas de incapacitação neuromuscular e a corporação deve receber ainda 3.125 de contratos em andamento. Cada arma desse tipo custa cerca de R$ 6.000. Pelas pistolas .40 adquiridas pela corporação recentemente, a PM pagou R$ 891,86.
Do Portal Bahia Notícias/por Rogério Pagnan | Folhapress
Bicampeão! Brasil vence Espanha na prorrogação e é ouro no futebol masculino
A seleção masculina de futebol do Brasil é bicampeã olímpica! Neste sábado (7), a equipe venceu a Espanha por 2 a 1, na prorrogação, e faturou sua segunda medalha de ouro na história. A primeira foi há cinco anos, na Rio-2016. Os gols do Brasil foram marcados por Matheus Cunha e Malcolm. A Espanha descontou com Mikel Oyarzabal.
O baiano Daniel Alves, lateral-direito, chegou a seu 42º título com essa conquista - só faltava a Olimpíada para ele. Agora, o Brasil possui 7 medalhas de ouro, 4 de prata e 8 de bronze em Tóquio-2020. O recorde do Rio de Janeiro em ouros (7) já foi alcançado, mas o Brasil ainda tem duas grandes finais para disputar em Tóquio: a baiana Bia Ferreira, no boxe, e o vôlei de quadra feminino.
O JOGO
O Brasil dominou o primeiro tempo da partida, e poderia ter construído um placar mais amplo do que o verificado no intervalo. Aos 38 minutos, Richarlison isolou um pênalti. A compensação veio aos 46'. Claudinho cruzou, Daniel ajeitou para área e Matheus Cunha, numa demonstração clara de habilidade, tirou dois marcadores da jogada com apenas um domínio e colocou no cantinho para abrir o placar.
Contudo, a Seleção Olímpica voltou a desperdiçar oportunidades na etapa final - Richarlison colocou uma bola na trave no começo -, e permitiu que a Espanha crescesse na partida. Aos 15 minutos, Mikel Oyarzabal empatou.
Diante do tento, os espanhóis aumentaram a volúpia ofensiva e o Brasil, sem substituir absolutamente ninguém durante 90 minutos, se viu mais acuado. Os adversários ainda colocaram duas bolas na trave antes de o duelo ir para a prorrogação.
Uma única troca feita pelo técnico André Jardine foi o suficiente para mudar a partida. Antes mesmo da prorrogação, Malcolm entrou no lugar de Matheus Cunha. Aos dois minutos do segundo tempo do período, o camisa 7 recebeu lançamento de Anthony, no contra-ataque, avançou com velocidade e tirou do goleiro para garantir o ouro para o Brasil. Bicampeão olímpico.
Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause
Marcos Mion confirma contratação pela Globo: 'Hoje é um novo dia, de um novo tempo'
Em uma mensagem no Twitter, o apresentador Marcos Mion confirmou que foi contratado pela Globo. A contratação de Mion havia sido antecipada por uma coluna na tarde desta sexta-feira (6), porém, tanto o apresentador quanto a Globo não haviam confirmado a informação (veja aqui).
No Twitter, na noite desta sexta, Mion escreveu: “Não tô aguentando, preciso falar uma coisa…'Hoje é um novo dia, de um novo tempo, que começou…’. No texto, ele ainda diz que não vê a hora de “abraçar o Tony Ramos e cantar até perder a voz”.
Do Portal Bahia Notícias
Nobre guerreiro! Hebert Conceição derruba ucraniano e leva o ouro no boxe
O nobre guerreiro é medalha de ouro! Na madrugada deste domingo (7), o baiano Hebert Conceição apanhou, mas aproveitou o momento certou para nocautear o ucraniano Oleksandr Khyzhniak na final da categoria dos pesos-médios (até 75kg).
Nos dois primeiros rounds, o baiano acabou sendo inferior nos golpes e viu os juízes darem a nota maior para o adversário. No entanto, ele agiu no round final e aplicou um golpe firme que decretou o fim da luta.
Agora, o time Brasil tem 18 medalhas carimbadas. São seis ouros, quatro pratas e oito bronzes.
Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama
Isaquias rema 'com raiva' e leva ouro para a Bahia e para o Brasil em Tóquio
Ninguém foi capaz de superar Isaquias Queiroz na Olimpíada de Tóquio. Com o tempo de 4min04s408, o baiano remou, como ele mesmo prometeu, "com raiva" para a medalha de ouro da prova do C1 1000 metros da canoagem velocidade, chegando mais de um segundo à frente do segundo colocado, o chinês Hiu Lao. Serghei Tarnovschi, da Moldávia, completou o pódio.
"É diferente ganhar medalha de ouro. Estou mais feliz ainda por estar deixando vocês do Brasil felizes. Tem uma pequena frase que todos os medalhistas olímpicos, tem uma pequena música que diz: um dia eu vi uma estrela cadente e fiz um pedido, creio que foi atendido, eu era um menino brincando com os amigos e agora sou campeão olímpico", afirmou, após a prova, ainda incrédulo.
O canoísta chega a sua quarta medalha olímpica. Na Rio-2016, ele ficou com duas pratas e um bronze (no C1 200 metros). Dessa vez, optou por disputar apenas duas provas: o C1 1000 metros e o C2 1000 metros. Neste último, ficou em quarto lugar, ao lado do parceiro Jacky Godman.
Isaquias aproveitou para dedicar o ouro ao seu antigo técnico Jesus Morlán, que morreu em novembro de 2018, por causa de um tumor no cérebro. O comandante esperava pelo menos duas medalhas. Uma veio, no C1. "Eram duas. Não conseguimos a do C2, mas a gente pôde realizar o sonho que ele queria, me tornar um campeão olímpico. Eu e Lauro [Jardim, o novo técnico] trabalhamos muito. Essa medalha é minha e dele. Muita gente achou que ele não poderia dar continuidade ao trabalho de Jesus, e hoje ele mostrou que é capaz, não só de me levar ao pódio mas outros atletas também, que eu acredito muito nisso", declarou.
Essa é a segunda medalha da Bahia nos Jogos Olímpicos, ambas de ouro. A outra foi conquistada pela maratonista aquática Ana Marcela Cunha (veja aqui). Na madrugada deste sábado (7), o estado terá Hebert Conceição o representando no boxe, na grande final da categoria peso-médio (até 75 quilos), contra o ucraniano Oleksandr Khyzhniak. A luta começa às 2h45.
Mais tarde, às 8h30, Daniel Alves entra em campo com a seleção masculina de futebol, buscando o título olímpico contra a Espanha, em mais uma final.
Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause
Prefeitura de Teofilândia instala internet em Associações para estudantes acessarem aulas remotas
Foto: Reprodução/ PMT |
Foto: PMT |