Vitória sofre gol nos minutos finais e volta a perder na Série B do Brasileirão

Vitória sofre gol nos minutos finais e volta a perder na Série B do Brasileirão
Foto: Reprodução / Premiere

O Vitória esteve muito perto de empatar com o CSA, neste sábado (14), no estádio Rei Pelé, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasleiro. Contudo, um gol aos 44 minutos do segundo tempo deu vantagem de 2 a 1 ao Azulão, que volta a vencer como mandante após três partidas. Os gols da equipe alagoana foram marcados por Gabriel e Lucão. Eduardo descontou para o Rubro-Negro Baiano. 

 

O resultado mantém o Leão perto da zona de rebaixamento da competição. A equipe está na 15ª colocação, com 12 pontos, mesmo número que o Londrina, que abre a degola. De qualquer forma, o Rubro-Negro não pode voltar a figurar entre os quatro últimos nesta rodada.

 

Durante a partida, o Vitória teve duas baixas. Wesley Pionteck torceu o tornozelo e Dinei sentiu o joelho. Ambos foram substituídos, e devem realizar exames para analisar a profundidade das lesões.

 

O Leão vira a chave na próxima terça-feira (27). Vai encarar o Grêmio, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, no Barradão, a partir de 21h30. 

 

FICOU NO QUASE

 

O Vitória iniciou a partida tentando controlar a posse de bola. Como o CSA não pressionava tanto no campo de defesa rubro-negro, foi o que aconteceu. Mas a primeira finalização foi do Azulão, com Bruno Mota, aos 9 minutos. De longe, ele tentou o canto direito de Ronaldo, que caiu para fazer a defesa. 

 

O Leão respondeu aos 20 minutos. Primeiro, Eduardo pegou a sobra de um escanteio de primeira e obrigou Thiago Rodrigues a fazer uma boa defesa. Na sequência, o próprio camisa 10 cobrou o tiro de canto e Mateus Moraes cabeceou com força. O goleiro do CSA fez nova defesa difícil. 

 

Aos 30 minutos, Bruno Mota perdeu uma boa chance para o Azulão. Após boa jogada pela esquerda, Dudu Beberibe encontrou bom cruzamento para o atacante, que chegou sozinho para cabecear, tentou no contrapé de Ronaldo, mas mandou para fora. 

 

A etapa inicial também ficou marcada pelas lesões de jogadores do Vitória. Aos 23 minutos, Wesley Pionteck caiu no gramado após dividida e teve de ser substituído por Ronan. Segundo o departamento médico do Leão, o atacante sofreu uma torção no tornozelo. Sete minutos depois, foi a vez de Dinei sentir o joelho. Samuel entrou no lugar do veterano. 

 

A melhor chance do Vitória surgiu aos 38 minutos, com Ronan. Cedric recebeu passe de marcelo na direita e cruzou na medida para o atacante. Contudo, quando chutou, a bola explodiu em Samuel, companheiro de equipe, e o gol não saiu. 

 

Dois minutos depois, Bruno Mota recebeu na frente, avançou em velocidade, entrou na área e tentou o chute, mas foi travado em cima da hora. 

 

SEGUNDO TEMPO 

 

A etapa final já começou com um susto para o Vitória. Dudu Beberibe recebeu de Dellatorre sozinho, na frente do gol, e isolou. 

 

Outra jogada de perigo só veio surgir aos 15 minutos. Cedric mandou uma bomba de fora da área e a bola passou perto do canto direito de Thiago Rodrigues. 

 

Aos 22', Renato Cajá protagonizou um lance peculiar. Arriscou de antes do meio de campo e a bola levou muito perigo à meta de Ronaldo. O goleiro ainda ficou sentindo após se esticar todo. 

 

Foi um aperitivo para o que viria acontecer. Aos 28 minutos, Ernandes cruzou com categoria para Gabriel, que subiu de cabeça e abre o placar. O Vitória quase conseguiu responder aos 31'. Eduardo cobrou falta com força, no canto direito de Thiago Rodrigues, e o goleiro mandou para escanteio. 

 

Sem problemas, porque dois minutos depois, o Leão conseguiu sua redenção. Soares cruzou na área e Renato Cajá colocou a mão na bola. O árbitro assinalou o pênalti, que Eduardo cobrou com muita categoria para empatar.

 

O jogo parecia caminhar para o empate quando, aos 44 minutos do segundo tempo, Yuri ajeitou com perfeição para Lucão colocar o CSA novamente na frente, após cruzamento de Gabriel. 

 

FICHA TÉCNICA
CSA 2 x 1 Vitória
Série B – 14ª rodada
Local: Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: 24/07/2021 (sábado)
Horário: 21h
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Hugo Sávio Xavier Corrêa (GO)

Gols: Gabriel e Lucão (CSA) / Eduardo (Vitória) 

Cartões amarelos: Gabriel (CSA)

 

CSA: Thiago Rodrigues; Yuri, Matheus Felipe, Lucão e Ernandes; Geovane (Marco Túlio), Silas (Gabriel Tonini) e Gabriel; Dudu Beberibe (Aylon), Dellatorre (Reinaldo) e Bruno Mota (Renato Cajá). Técnico: Ney Franco.

 

Vitória:  Ronaldo; Cedric, Marcelo Alves, Mateus Moraes (João Victor) e Pedrinho; Gabriel Bispo, João Pedro (Van) e Eduardo; Wesley Pionteck (Ronan), David (Soares) e Dinei (Samuel). Técnico: Ramon Menezes.


Do portal Bahia Notícias/por Nuno Krause

Em jogo com reviravoltas, Brasil empata em 3 a 3 com a Holanda no futebol feminino

Em jogo com reviravoltas, Brasil empata em 3 a 3 com a Holanda no futebol feminino
Foto: Sam Robles / CBF

Em jogo com reviravoltas, a seleção feminina do Brasil empatou em 3 a 3 com a Holanda, na segunda rodada do Grupo F do torneio olímpico de futebol. Marta chegou à marca de 13 gols em Jogos Olímpicos, e fica a apenas um da recordista Cristiane, que não foi convocada pela técnica Pia Sundhage para essa edição. O duelo foi disputado no estádio de Myiagi. 

 

Os outros dois tentos das brasileiras foram marcados por Debinha e Ludmilla. Miedema, duas vezes, e Dominique Janssen descontaram para a Holanda, atual vice-campeã mundial. 

 

O Brasil jogou com: Bárbara; Bruna Benites, Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga (Angelina), Andressinha e Duda (Andressa Alves); Marta (Geyse), Bia Zaneratto (Ludmila) e Debinha

 

Com o empate, o Brasil permanece na segunda colocação do Grupo B, superado pela Laranja apenas por causa do saldo de gols - sete contra cinco. 

 

A seleção feminina volta a campo na próxima terça-feira (27), às 8h30 (de Brasília), para enfrentar a Zâmbia, pela última rodada do grupo. Um empate classifica o Brasil para a próxima fase. 


Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause

Com Vitória, Juazeirense, Jacuipense e Bahia de Feira, seletiva do Nordestão terá 24 clubes

Com Vitória, Juazeirense, Jacuipense e Bahia de Feira, seletiva do Nordestão terá 24 clubes
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai promover uma mudança significativa na Pré-Copa do Nordeste. O Bahia Notícias apurou que a seletiva passará de oito clubes para 24. Os critérios serão os seguintes: os noves melhores colocados em seus respectivos estaduais, ou seja: um por federação. Vale lembrar que o campeão e o mais bem posicionado no ranking da CBF já garantiu vaga para a fase de grupos. As três melhores federações do Nordeste (Bahia, Pernambuco e Ceará) também serão agraciadas com mais um representante na competição. Nove agremiações também pelo ranking, sendo um por cada estado, irão disputar o certame. E por fim, os três melhores clubes ranqueados, independente da federação. Com isso, o futebol baiano contará com Vitória, Bahia de Feira, Juazeirense e Jacuipense. Bahia e Atlético de Alagoinhas já estão garantidos.

 

A tendência é que a CBF faça o anúncio oficialmente na próxima semana. Também segundo apurou o Bahia Notícias, a ideia da entidade é iniciar a competição no fim de setembro, já que tem muitos clubes da seletiva que disputam as Séries C e D e estarão com seus elencos montados para a competição.

 

Serão três fases da seletiva. As duas primeiras somente com jogo único e a última com duelos de ida e volta. Na primeira etapa, os oitos melhores clubes ranqueados ficarão de fora, aguardando os confrontos dos outros 16. Essas agremiações entram somente na segunda fase. Apenas quatro equipes se classificarão para a fase de grupos.

 

O assunto vinha sendo debatido na CBF desde o começo da temporada. Ednaldo Rodrigues, vice-presidente de entidade é um dos entusiastas na mudança da Pré-Copa do Nordeste.

 

O Bahia é o atual campeão da Copa do Nordeste. O Tricolor conquistou o título ao superar o Ceará nos pênaltis na casa do adversário (relembre aqui).


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Enem 2021 tem 3,1 milhão de inscritos, o menor número desde 2005

Enem 2021 tem 3,1 milhão de inscritos, o menor número desde 2005
Foto: Divulgação / Shutterstock

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 registrou um total de 3.109.762 inscritos, conforme dados publicados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com um levantamento do portal G1, é o menor número de inscrições na avaliação desde 2005.

 

Ao todo, 3.040.871 estudantes se inscreveram para a versão em papel do Enem. Outros 68.891 participantes preferiram a inscrição na modalidade digital da avaliação. As duas versões serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro.

 

O Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os inscritos que desejam fazer o exame para fins de autoavaliação (treineiros) participarão do Enem impresso. Ambas as versões terão itens de prova iguais e o mesmo tema de redação.

 

O ano que registrou o maior número de inscrições no Enem foi 2014, quando 8.722.910 estudantes se inscreveram junto ao Inep para a realizar o exame, que pode dar acesso ao ensino superior no Brasil.


Do Portal Bahia Notícias

Pescador é localizado após ficar mais 24h desaparecido na Baía-de-Todos-os- Santos

Pescador é localizado após ficar mais 24h desaparecido na Baía-de-Todos-os- Santos
Foto: Divulgação / Capitania dos Portos da Bahia

Um pescador, de 53 anos, foi resgatado após passar mais de 24 horas desaparecido na Baía-de-Todos-os-Santos. Segundo comunicado da Marinha, através da Capitania dos Portos da Bahia, o homem ficou à deriva após sair para pescar sozinho a bordo de uma embarcação do tipo crataia, na praia de Jaburu, em Mar Grande, na Ilha de Itaparica. Já em alto mar, o barco sofreu um problema no propulsor, o que deixou o pescador à deriva.

 

Ainda segundo a Capitania dos Portos, o órgão foi informado do desaparecimento de um homem por volta das 11h da quinta-feira (23). Já na manhã desta sexta-feira (23), uma equipe de busca e salvamento, com uma lancha e três militares, foi destinada para a localidade, a fim de iniciar as buscas pelo pescador.

 

Já por volta das 16h desta sexta, o pescador foi encontrado. A Capitania informou ainda que o homem estava em boas condições de saúde. Ele foi levado, junto com a embarcação, para o Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.

 

À equipe, o pescador disse que foi surpreendido com a mudança repentina nas condições do mar e do vento, que o impediram de retornar para terra.


Do Portal Bahia Notícias

Consumidor pode pagar mais R$ 3,6 bi na conta de energia para evitar apagão

Consumidor pode pagar mais R$ 3,6 bi na conta de energia para evitar apagão
Foto: Reprodução / Bahia de Valor

O consumidor poderá ter uma conta extra de mais R$ 3,6 bilhões na conta de luz para evitar que o país sofra um apagão de energia.
 

Na quinta (22), o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) acendeu novo alerta com uma nota técnica sobre os desafios diante do cenário de grave crise nos reservatórios de hidrelétricas, sinalizando que a capacidade de geração de energia no país poderá ser levada ao seu limite.
 

Se a crise continuar tão grave quanto agora, o ONS prevê que praticamente todos os recursos das hidrelétricas se esgotem até novembro.
 

Apesar de não ver ainda riscos de desabastecimento, o operador indica que as "sobras" de potência -necessárias para atender eventuais picos de demanda ou garantir a estabilidade do sistema mesmo em casos de falhas eventuais na oferta- poderão se esgotar no penúltimo mês do ano.
 

Para manter os reservatórios e o fornecimento de energia, foram gastos de janeiro a maio R$ 3,632 bilhões, ou cerca de R$ 726,4 milhões mensais, com o acionamento de usinas térmicas mais caras (fora da chamada ordem de mérito de custo) e poluentes. Esse valor é repassado ao consumidor nas bandeiras tarifárias, acionadas quando a produção de energia encarece.
 

Segundo a Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), custo semelhante, na casa dos bilhões, deve ocorrer até novembro, quando termina o período seco, para manter essas térmicas ligadas e evitar o colapso das hidrelétricas até que o período chuvoso se inicie. E, novamente, a conta deverá ser repassada para o consumidor.
 

Segundo Reginaldo Medeiros, presidente-executivo da Abraceel, a possibilidade de usar as usinas mais caras existe exatamente para momentos de crise, como o atual.
 

"É a crise mais grave em um século e não há muito mais a ser feito, além de usar todos os recursos disponíveis para evitar um racionamento. Vai sair mais caro, mas ninguém quer ficar sem luz", diz.
 

Novembro é justamente quando, em tese, tem início o chamado período molhado, que vai até março ou abril, e é quando historicamente há maior volume de chuvas nas regiões das hidrelétricas com grandes reservatórios.
 

Medeiros acrescenta que, apesar do medo de um novo racionamento, o momento atual é diferente daquele vivido no apagão de 2001. "O sistema elétrico é outro. Antes, era fundamentalmente hidráulico; agora, há mais fontes disponíveis e um sistema mais eficiente de transmissão."
 

O sinal vermelho foi ligado após o ONS elevar a previsão de carga e considerar uma menor e mais "realista" disponibilidade térmica para atender a demanda de energia, conforme a nota técnica.
 

O cenário, de acordo com o ONS, "resulta em uma degradação dos níveis de armazenamento ao fim do período seco quando comparado com os resultados do estudo prospectivo anterior, em especial dos subsistemas Sul e Nordeste".
 

"Com relação ao atendimento aos requisitos de potência, observam-se sobras bastante reduzidas no mês de outubro, com o esgotamento de praticamente todos os recursos no mês de novembro", afirmou o ONS, em sua nota técnica.
 

O aumento da previsão de carga se deu, segundo o órgão, após um crescimento das atividades do comércio e serviços, além da manutenção do ritmo alto da produção industrial.
 

A atualização do estudo incorpora as flexibilizações de restrições hidráulicas já autorizadas e considera o aumento do PIB para 4,5% ao ano, em vez dos 3% ao ano que até então era usados como parâmetro. Já o governo trabalha com uma previsão de 5,3%.
 

Em contrapartida, o ONS frisou em comunicado que, nos dois cenários considerados na nota técnica, "não há risco de desabastecimento elétrico, mesmo diante das piores sequências hidrológicas de todo o histórico de vazões dos últimos 91 anos". A fonte hídrica é a principal geradora de energia do país.
 

O professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Maurício Tolmasquim afirma que o cenário de oferta apertada apresentado pelo ONS traz alerta para eventuais riscos de apagões de energia pontuais em momentos de picos de demanda ou caso haja qualquer problema na oferta.
 

"A situação mais complicada, que demanda mais atenção, continua sendo a do atendimento no horário de ponta. Como estará apertado em termos de sobras, qualquer aumento inesperado da demanda ou falha na oferta. pode trazer um problema", diz.
 

Tolmasquim, que também foi presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), diz que como o sistema brasileiro é interligado, blecautes pontuais podem ser restritos ou alcançar grandes regiões.
 

Em meio à crise, a agenda do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ficará mais de 20 dias em viagem internacional e férias entre o fim de julho e agosto. A agenda de Albuquerque prevê compromissos na Itália e nos Estados Unidos.
 

A pasta diz que, mesmo em viagem a serviço ou em férias, o ministro continuará atento e acompanhando todos os desdobramentos da atual conjuntura "e, a qualquer momento em que se faça necessária a sua presença, interromperá a viagem/férias, aliás, como já ocorreu em ocasiões anteriores".


Do Portal Bahia Notícias/por Douglas Gravas | Folhapress

Vereadora serrinhense Edylene Ferreira pré-candidata a Deputada Estadual acelera ainda mais o ritmo

Pré-candidata a Deputada Estadual, Edylene Ferreira - Foto: Reprodução

Já em ritmo de pré candidatura a Deputada Estadual, a vereadora serrinhense de três mandatos e atual presente da União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA) e do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar tem uma agenda incansável compartilhando conhecimento, fortalecendo o legislativo e buscando melhorias para seu povo.

Na última segunda (19) e terça-feira (20) a edil esteve em Salvador, onde participou de reuniões na sede da UVB e de encontros com parceiros e amigos dos municípios de Terra Nova; Andorinha; Itapicuru; Gentio do Ouro e Sobradinho, ampliando as possibilidades de fazer cada vez mais pela BAHIA. 

Na quarta-feira (21), de volta a sua terra natal, Edylene teve a iniciativa em conjunto com a primeira dama Marcele Lima, apoiada pelo prefeito Adriano Lima e pela Secretária de Desenvolvimento Social, Maria José, de criar um Centro de Apoio ao ambulantes e camelôs locais, que terão um local para guardarem mercadorias e realizarem necessidades pessoais.  

Edylene Ferreira em Jussari no  extremo Sul da Bahia - Foto: Reprodução

Ainda na quarta-feira (21), movida por uma força admirável, ela também participou da sessões extraordinárias na Câmara de Vereadores e de reuniões com o grupo APAS de assistência à animais de rua e com a equipe do Centro de Referência de  Atenção a Mulher (CRAM) para planejar ações do Agosto Lilás, duas bandeiras prioridades do seu mandato.

Na quinta-feira (22), a nobre vereadora seguiu viagem para o extremo sul da Bahia, visitando os municípios Santa Cruz da Vitória; Itabuna; Jussari; Firmino Alves; São José da Vitória; Ibicaraí; Floresta Azul; Itabuna e Ilhéus, dialogando com amigos e firmando novas parcerias para ampliar cada vez mais seu leque de atuação. 

Questionada sobre essa agenda incansável, sendo mãe de três filhos dependentes dos seus cuidados, a edil afirma que é possível administrar o tempo e ter tempo para tudo aquilo que se tem como prioridade. Me sinto mãe do povo que deposita em mim a esperança por dias melhores, concluiu Edylene.

Do Portal Ailton Pimentel

Postes da rede elétrica caem na zona rural de Barrocas, um deles atingiu uma residência

Fotos: Reprodução

Na manhã da sexta-feira (23), por pouco não acontece uma tragédia no Povoado de Baraúna do Rumo, Zona Rural de Barrocas, localizado a cerca de 2km da sede do município. Não se sabe ao certo o motivo da queda dos vários postes, sendo dois deles grandes de cimento e vários menores, chamados de poste padrão.

De acordo com informações, dois postes da comunidade já davam sinais de que poderiam cair, eles estavam tortos como mostra matéria do JNV de 2016 (ver aqui), moradores afirmam que vinham alertando a Companhia de Energia Elétrica há algum tempo, mas o reparo não foi feito.

Foto: Reprodução

O povoado e comunidades circunvizinhas ficaram sem energia elétrica por horas em virtude do ocorrido. De acordo com relatos, os trabalhos de recuperação de estradas com máquinas pode ter contribuído para os postes tombarem, mas tudo poderia ter sido evitado.

"Por pouco não aconteceu um desastre, a rede de energia toda destruída caiu dois postes em cima da casa da minha filha e o problema que aí já tinha sido protocolado já tinha sido avisado a tinha seis pedido pra trocar aquele poste e nada a COELBA resolvia", relatou o senhor Candido da Barreira.

O poste que tombou sobre a residência se quebrou ao atingir a laje de concreto, felizmente não havia ninguém em casa no momento, ninguém da localidade se machucou. Mas o risco foi grande, a estrada é movimentada, porque dá acesso a mineradora.

Equipes da Coelba e também da Prefeitura Municipal atuaram para resolver o problema o mais rápido possível: "FALA HUGO

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Cantor coiteense Adailton Freitas é encontrado morto dentro de casa

Foi encontrado no fim da noite de sexta-feira, 24, em uma residência no Distrito São João, distante cerca de 12 km da sede do município de Conceição do Coité, o corpo do cantor Adailton Freitas, também conhecido como Galeguinho. Ele tinha sido visto pela última vez na quarta-feira, 21. O cadáver estava em estado de decomposição e não apresentava sinais de violência.

A família percebeu a falta, mas por outro lado era uma rotina comum por ele morar sozinho, muitas vezes saía de casa, mas quando deixaram de ter contato também por celular e que ninguém tivesse visto, o irmão Eguinaldo Freitas que também é músico resolveu arrombar a porta da casa e deparou com ele morto na cama e debaixo do mosquiteiro, caracterizando como morte natural.


Um amigo próximo do cantor que pediu para não ser identificado disse que Galeguinho tinha 43 anos, era separado e morava sozinho, “depois dessa pandemia ele se jogou na cachaça, tentei controlar mas não teve jeito, tipico de quem prefere não ouvir conselhos. Então, o cara que pretende praticar qualquer tipo de vício, a primeira coisa que ele faz e se afastar dos amigos, tinha um ano que ele estava em São João e só bebia, chega o momento que o cara não aguenta”, disse o amigo.

Informações passadas ao CN dão conta que além do alcoolismo Adailton era fumante e havia sido aconselhado pelo médico a não fazer uso.

Galeguinho estava na grade de atrações da Live Music promovido pela Prefeitura de Coité todos os finais de semana nas redes sociais. Na sexta-feira se apresentaram: Banda no Apê, Ronaldo Santos e Fabilu;

Neste sábado a partir das 19h terá apresentação de Real dos Teclados, Willian Moreno e Banda Canarinho Filho, e no domingo Rafael Barreto, Galeguinho e Givaldo José.

Veja momento de alegria de Galeguinho (antes da pandemia)

            
Do Portal Calila Notícias

Dupla suspeita de estuprar quatro irmãs é presa no interior da Bahia

Foto: Divulgação/SSP-BA

Dois homens suspeitos de estuprar quatro irmãs foram presos no município de Araçás, no agreste baiano. Os mandados de prisão foram compridos pela Polícia Civil, na sexta-feira (23).

Os homens, de 18 e 19 anos, não tiveram as identidades reveladas. De acordo com o titular da Delegacia de Araçás, delegado José Augusto Saldanha, a dupla trabalhava em fazendas durante o dia e cometia crimes à noite.

“Uma das vítimas havia estudado com um deles e o reconheceu. No dia do ataque às irmãs, eles também roubaram outras propriedades”, disse o delegado, acrescentando que os dois também são investigados por diversos roubos ocorridos na região.

Não foram informados outros detalhes sobre os crimes cometidos pelos suspeitos. Com eles foram apreendidos um revólver, relógios, aparelhos celulares e dinheiro. Os objetos serão encaminhados para perícia feita pelo do Departamento de Polícia Técnica.

“Com essas prisões, elucidamos uma série de roubos, que vem acontecendo há meses”, comentou o delegado. Ainda conforme a polícia, os dois confessaram os crimes e devem ser encaminhados ao sistema prisional.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Mulher e bebê morrem durante trabalho de parto na Bahia e homem é preso por omissão

Foto: Polícia Civil

Um homem foi preso em flagrante por omissão de socorro, após se negar a dar assistência a companheira durante o trabalho de parto, na noite de sexta-feira (23), em São Miguel das Matas, no Vale do Jiquiriçá, na Bahia. Conforme a Polícia Civil, a mulher e a criança não resistiram.

Segundo a Polícia Civil, a mulher, que convivia com o suspeito na zona rural, começou a ter convulsões durante o nascimento do filho.

O delegado Felipe Ghiraldelli, responsável pelo flagrante, explicou que o homem ainda enterrou o cordão umbilical do bebê no quintal.

“Ele dizia que o mal estar da mulher seria ‘obra do senhor’ e não a socorreu, até o pai dele chegar à propriedade e acionar a polícia”, detalhou.

De acordo com a polícia, o suspeito foi preso por policiais da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Santo Antônio de Jesus e está à disposição da Vara Criminal.

“O suspeito também deve responder por fraude processual, por ter limpado o local para apagar vestígios”, concluiu o delegado.

Do portal NS/Fonte: G1 BA

Estudantes da rede estadual terão refeição a mais com início das aulas semipresenciais na Bahia

Foto: Agência Brasil/Ilustração

Os estudantes da rede estadual de ensino vão receber uma refeição a mais nas escolas com a retomada das aulas presenciais em formato híbrido, previstas para começar na próxima segunda-feira (26) na Bahia.

De acordo com o Governo do Estado, os estudantes do turno matutino vão receber um café da manhã na chegada à escola, além do almoço antes de ir para casa. Para o vespertino e noturno, serão servidos o almoço e a ceia.

Ainda segundo o governo estadual, o cardápio foi elaborado por nutricionistas e inclui frutas, verduras e carnes. Para preparar as refeições, no primeiro semestre deste ano, as merendeiras da rede passaram por capacitações, com foco na manipulação e distribuição da alimentação escolar, de acordo com os protocolos sanitários.

As atividades escolares serão em formato híbrido, com retorno programado para ocorrer com as turmas divididas pela metade, para seguir o protocolo de manter 50% da capacidade das salas de aula.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEC), só devem ir para as aulas semipresenciais na escola apenas os alunos do Ensino Médio das diferentes ofertas e modalidades.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Santaluz tem 86 casos ativos de Covid e 25 suspeitas de infecção sendo investigadas

Foto: Freepik

Santaluz registrou mais sete casos de Covid neste sábado (24), de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. 

A cidade contabiliza agora 3.606 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia. Também foram registradas trinta e seis novas curas clínicas, totalizando 3.475 pessoas recuperadas. 

Ao todo, 86 pessoas estão com o vírus ativo e outras 25 aguardam resultados de exames.

Notícias de Santaluz

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Serrinha: Proprietários de imóveis rurais já podem emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural de 2021


A prefeitura de Serrinha, através da Secretária de Agricultura já está realizando o CCIR (Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais), mais conhecido como INCRA, referente ao ano de 2021.

Os interessados deverão comparecer à Secretaria de Agricultura, que encontra-se situada do Estádio Municipal, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, portando o CPF do proprietário do imóvel.

Vale lembrar ainda que a data de vencimento desse cadastro será no dia 18 de agosto e que após serão cobradas taxas de juros e multa, então fica ligado!

Do Portal Ailton Pimentel

Com ajuda de cães farejadores, PM apreende mais de 30 kg de maconha em Araci

Foto: Divulgação/PM

Equipes do 16º Batalhão de Polícia Militar e das Rondas Especiais (Rondesp) Leste apreenderam 30,3 quilos de maconha no bairro Guarani, em Araci, região sisaleira da Bahia, nesta quinta-feira (22). Segundo a polícia, um jovem identificado como Adelmo Leal de Souza, de 21 anos, foi preso durante a ação. 

Conforme a PM, ele foi revistado após demonstrar nervosismo ao perceber a presença dos policiais, que faziam rondas na localidade para averiguar denúncia de tráfico de drogas. 

Ainda de acordo com a PM, o jovem foi flagrado com uma quantidade pequena de maconha e, ao ser questionado, levou os policiais até o fundo de uma casa onde foram encontrados 42 tabletes da mesma droga, com a ajuda de cães farejadores. 

Segundo a PM, Adelmo alegou que a droga pertence a outros dois homens, que são seus irmãos, mas os suspeitos não foram localizados. O jovem e os entorpecentes foram encaminhados para a central de flagrantes da Polícia Civil.

Notícias de Santaluz

Academia Brasileira de Letras inclui ‘feminicídio’, ‘sororidade’ e ‘home office’ em vocabulário atualizado da língua portuguesa

Ao todo, mil palavras novas foram incluídas, levando o número de palavras oficialmente reconhecidas no português a 382 mil | Foto: Freepik

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou, nesta semana, a sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), que não era atualizado desde 2009.

Foram incluídas mil entradas novas, levando o número de palavras oficialmente reconhecidas no português a 382 mil. É possível consultar a grafia delas on-line.

A ABL acrescentou palavras como “feminicídio”, “sororidade”, “negacionismo” e “pós-verdade”, além de “crossfit”, “pós-verdade” e outras relacionadas à pandemia de Covid-19, como “home office”, “lockdown” e o próprio nome da doença, grafado com letra minúscula (“covid-19”) pela Academia.

Veja, abaixo, alguns exemplos e seus significados, segundo a ABL:

Home office: no Brasil, significa trabalhar de casa, mas, no inglês, a expressão equivalente seria “work from home”. Literalmente, em inglês, “home office” significa “escritório de casa”. (A ABL não traz uma definição para o termo).

Infodemia: volume excessivo de informações, muitas delas imprecisas ou falsas (desinformação), sobre determinado assunto (como a pandemia, por exemplo), que se multiplicam e se propagam de forma rápida e incontrolável, o que dificulta o acesso a orientações e fontes confiáveis, causando confusão, desorientação e inúmeros prejuízos à vida das pessoas.

Feminicídio: delito de homicídio praticado contra mulher decorrente de violência doméstica ou familiar e/ou por motivo de menosprezo ou discriminação de gênero.

Necropolítica: uso do poder político e social, especialmente por parte do Estado, de forma a determinar, por meio de ações ou omissões (gerando condições de risco para alguns grupos ou setores da sociedade, em contextos de desigualdade, em zonas de exclusão e violência, em condições de vida precárias, por exemplo), quem pode permanecer vivo ou deve morrer. O termo foi cunhado pelo filósofo, teórico político e historiador camaronês Achille Mbembe, em 2003.

Pós-verdade: Informação ou asserção que distorce deliberadamente a verdade, ou algo real, caracterizada pelo forte apelo à emoção, e que, tomando como base crenças difundidas em detrimento de fatos apurados, tende a ser aceita como verdadeira, influenciando a opinião pública e comportamentos sociais. Também pode ser um contexto em que asserções, informações ou notícias verossímeis, caracterizadas pelo forte apelo à emoção e baseadas em crenças pessoais, ganham destaque, sobretudo social e político, como se fossem fatos comprovados ou a verdade objetiva.

Sororidade: sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero; conduta ou atitude que reflete este sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres.

Do Portal NS/Fonte: G1

Um morre e outro é preso durante troca de tiros em Capim Grosso; dupla é suspeita de ser dona de maconha apreendida em Araci

Material encontrado com suspeitos em Capim Grosso | Foto: Divulgação/PM

Um homem morreu e outro foi preso durante troca de tiros com a Polícia Militar em Capim Grosso, região centro-norte da Bahia, na noite desta quarta-feira (22).

De acordo com a PM, eles são apontados como donos de 42 tabletes de maconha encontrados horas antes, enterrados no fundo de uma residência que fica no bairro Guarani, em Araci, na região sisaleira do estado (lembrar).

“Quando chegamos na localidade, um dos suspeitos que estava na frente de uma casa foi encontrado com uma quantidade droga. Em seguida, outros dois que estavam nas proximidades conseguiram fugir. Mas com o apoio dos cães K9, Zeus e Xena, da Rondesp Leste, apreendemos 42 tabletes de maconha que estavam enterrados no fundo da residência”, contou o comandante do 16º Batalhão da PM, tenente-coronel Michel Alexander Muller de Azevedo.

Segundo a polícia, um jovem identificado como Adelmo Leal de Souza, de 21 anos, foi preso durante a ação. Ainda segundo a polícia, ele foi flagrado com uma quantidade pequena de maconha e, ao ser questionado, levou os policiais até o local onde foram encontrados os 42 tabletes pesando cerca de 30 quilos da mesma droga. O suspeito e os entorpecentes foram levados para a central de flagrantes da Polícia Civil em Serrinha.

Droga apreendida pela polícia em Araci | Foto: Divulgação/PM

Conforme a PM, Adelmo alegou que a droga pertencia a dois homens, que são seus irmãos. Segundo a corporação, os suspeitos, que não tiveram os nomes revelados, foram localizados no bairro Planalto, em Capim Grosso.

“Montamos barreiras nas entradas da cidade e utilizamos drones para encontrar a casa que seria o destino dos fugitivos. Quando um deles percebeu nossa presença, atirou contra as guarnições e houve confronto. Um foi capturado, o outro acabou ferido, mas não resistiu”, contou o major Berenilson Maia, comandante da 91ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Foram apreendidos um revólver calibre 38, 41 munições, 23 trouxas de maconha e uma balança.

Notícias de Santaluz

Acusado de estuprar e engravidar enteada de 12 anos é preso em Ribeira do Pombal

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 52 anos foi preso na quinta-feira (22), em Ribeira do Pombal, na região nordeste da Bahia, acusado de estuprar e engravidar a própria enteada. 

De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu em 2012, na cidade de Banzaê e, desde então, o homem estava foragido. Na época a vítima tinha apenas doze anos. 

“Nosso SI (Setor de Investigação) entrou em contato com a Guarda Municipal que nos ajudou na localização do homem. Ele foi preso e apresentado na Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal, onde teve o mandado de prisão cumprido”, explicou o coordenador regional da Polícia Civil, delegado Paulo Jason. 

Conforme a polícia, o homem segue preso na unidade, onde se encontra à disposição da Justiça para ser encaminhado ao sistema prisional.

Notícias de Santaluz

Santaluz tem 115 casos ativos de Covid e 25 suspeitas de infecção sendo investigadas

Foto: Freepik

Santaluz registrou mais 17 casos de Covid nesta sexta-feira (23), de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. 

A cidade contabiliza agora 3.599 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia. Também foram registradas 5 novas curas clínicas, totalizando 3.439 pessoas recuperadas. 

Ao todo, 115 pessoas estão com o vírus ativo e outras 25 aguardam resultados de exames.

Notícias de Santaluz

Câmara de Vereadores quer votar na próxima segunda-feira projeto em que Prefeitura de Santaluz transfere administração de serviços públicos para organizações sociais

Vista aérea de Santaluz | Foto: ToyMavic

O presidente da Câmara Municipal de Santaluz, Sérgio Suzart (Avante), convocou para a próxima segunda-feira (26), às 9h, em regime de urgência, sessão extraordinária para apreciação e votação do Projeto de Lei 1.611/2021.

De autoria do prefeito Arismário Barbosa Jr. (Avante), o projeto permite à Prefeitura firmar contratos com organizações sociais (OS) para promover o que alguns especialistas em direito consideram como uma espécie de ‘privatização de serviços públicos essenciais’, a exemplo de saúde, educação e assistência social.

Na prática, a prefeitura poderia transferir a administração pública de atividades e serviços importantes como escolas, hospitais e unidades do sistema público de saúde e de outras áreas, para as instituições privadas, que passam a receber dinheiro do município para realizar os serviços, controlando os gastos sem obrigação de fazer licitação – ressalvados os casos especificados na legislação.

O projeto tem motivado muitas dúvidas e polêmica, principalmente diante de inúmeras investigações sobre suspeitas de irregularidades como fraude, conflito de interesse, desvio de dinheiro e falha na prestação de contas envolvendo contratos entre prefeituras e organizações sociais em todo o país.

Além do risco de prejuízo à transparência na administração pública, o modelo de gestão por meio das organizações sociais nem sempre representam a melhoria dos serviços oferecidos aos usuários do sistema público, principalmente na área da saúde.

Apesar da desconfiança e das reclamações de parte da população, a decisão que define a aprovação, ou não, do projeto cabe aos vereadores, que devem interromper o recesso legislativo para votar a proposta já na segunda-feira.

Notícias de Santaluz