sábado, 19 de outubro de 2024
Eleições 2024: Ricardo Maia Filho conseguiu a maior porcentagem de votos válidos no Território do Sisal da Bahia
Marlon Nunes venceu em quatro povoados da mesma região na zona rural de Barrocas
Quatro suspeitos morrem em confronto com a PM durante operação em Água Fria
Seleção Barroquense enfrenta equipe com a melhor campanha do Intermunicipal 2024
Vitória bate o RB Bragantino no Barradão e dorme fora do Z4 na 30ª rodada do Brasileiro
Em confronto válido pela 30ª rodada do Brasileirão, Vitória e RB Bragantino se enfrentaram na tarde deste sábado (19), no Estádio Manoel Barradas. O Rubro-Negro Baiano fez o dever de casa e venceu a equipe paulista com gol marcado no segundo tempo. Everaldo recebeu o passe de Carlos Eduardo e finalizou para o fundo da rede, definindo o resultado final por 1 a 0.
Esse resultado faz com que o Leão da Barra durma fora do Z4 com os mesmos 32 pontos que o Corinthians, time que abre a zona de rebaixamento. O Vitória se mantém distante dos últimos quatro colocados por ter dois triunfos a mais que o Alvinegro Paulista. Agora na 16ª colocação, o time baiano deve buscar vencer o terceiro jogo seguido diante da sua torcida dentro de casa.
O Vitória agora terá uma semana para se preparar para mais um embate decisivo pela luta contra o rebaixamento. No próximo sábado (26), a equipe vai enfrentar o Fluminense, adversário direto na briga, novamente ao lado do seu torcedor, no Estádio do Barradão. A bola rola às 16h30 pela 31ª rodada do Brasileirão.
Após cobrança de falta aos 31 minutos, a bola viajou para a área de defesa do Vitória e parou no pé de Henry Mosqueira, que limpou o zagueiro Neris, finalizou desequilibrado e caiu. Na sobra, a bola ficou no pé de Eduardo, que teve a oportunidade de finalizar pro gol sem goleiro, mas Lucas Esteves salvou debaixo da linha. Em seguida, Janderson afastou a bola para a linha de fundo.
Lucas Esteves foi um dos nomes que se destacaram no primeiro tempo |
Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
SEGUNDO TEMPO
Com menos de um minuto na segunda etapa, foi o Massa Bruta que levou perigo pela primeira vez. Nathan Mendes, que entrou na volta do intervalo, cruzou na área para Ivan Cavaleiro, que encontrou a bola e finalizou com um voleio estiloso que passou perto do gol defendido por Arcanjo.
Quase gol do xerife
Aos oito minutos, Esteves cobrou falta na área buscando o capitão Wagner Leonardo, que estava livre e cabeceou com perigo, mas em caso de gol, seria anulado, pois o zagueiro estava em posição de impedimento.
Leão perde mais uma chance
Após cobrança de escanteio aos 13 minutos, a bola sobra para Carlos Eduardo na grande área, o ponta teve tempo e espaço para ajeitar e finalizar, mas chutou no meio do gol e o goleiro Lucão fez boa defesa.
Cochilo de Raúl Cáceres
Aos 16 minutos, defesa do Vitória cochilou e Vitinho se antecipou para cabecear dentro da grande área. Finalização passou perto da meta.
Gol do Vitória
Aos 33 minutos, Carlos Eduardo olhou para a área e em cruzamento certeiro, encontrou Everaldo bem posicionado após furar a linha defensiva e finalizar sem dar chances para o goleiro Lucão. Mesmo com análise do VAR, o gol foi rapidamente validado.
FICHA TÉCNICA
Vitória 1 x 0 RB Bragantino
Campeonato Brasileiro - 30ª Rodada
Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador
Data: 19/10/2024
Horário: 16h
Transmissão: Premiere
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz e Luis Filipe Gonçalves Correa
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
Gols: Everaldo (Vitória)
Cartões amarelos: Wagner Leonardo, Thiago Carpini, Neris [Vitória] / Jadsom [RB Bragantino]
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Néris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan (Machado), Ricardo Ryller (W. Oliveira) e Jean Mota (Everaldo); Matheusinho, Mosquito (Carlos Eduardo) e Janderson (Zé Hugo). Técnico: Thiago Carpini
RB Bragantino: Lucão; Andrés Hurtado (Nathan Mendes), Pedro Henrique, Eduardo e Lucas Cândido; Jadsom (Raul), Lucas Evangelista e Lincoln (Eric Ramires); Vitinho, Henry Mosquera (Juninho Capixaba) e Ivan Cavaleiro. Técnico: Pedro Caixinha
Do Portal Bahia Notícias/Por Carlos Matos/Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
Bahia volta a perder chances e fica apenas no empate com o Cruzeiro no Mineirão
Em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, o Bahia empatou com o Cruzeiro pelo placar de 1 a 1, os gols do jogo foram marcados por Gabriel Veron e Luciano Rodríguez. Com o resultado, o Esquadrão fica na 6ª posição da tabela, com 46 pontos, enquanto a Raposa fica em 8º, com 44 pontos conquistados.
Como próximo adversário, o Bahia terá pela frente o Vasco, em São Januário, no próximo dia 28, às 21h, pelo Brasileirão. Já o Cruzeiro encara o Lanús, na próxima quarta-feira (23), às 19h, no Mineirão, em partida válida pela semifinal da Copa Sul Americana.
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
O JOGO
Por pouco! Aos quatro minutos, Biel arrancou pelo lado esquerdo do ataque tricolor, lançou Thaciano que tentou o toque para Everaldo, mas a bandeirinha marcou impedimento.
Cruzou mal...
Bahia trama pelo lado esquerdo aos 14 minutos de jogo, sai a triangulação entre Cauly, Jean Lucas e Everton Ribeiro que abre para Juba cruzar direto para a área, mas a bola vai às mãos de Cássio.
QUASE GOL DO CRUZEIRO:
No minuto 16, Matheus Pereira arma a trama na intermediária com Romero e toca para Kaio Jorge chutar forte de fora da área e Marcos Felipe realiza grande defesa. Na sobra, Veron participa do lance e o impedimento é marcado.
BAHIA MARCA, MAS HÁ IMPEDIMENTO!
Após lance de escanteio, aos 22 minutos, Everton Ribeiro lançou para a área, Kanu cabeceou, mas a arbitragem assinalou o impedimento. Na revisão do VAR, a posição irregular foi confirmada.
Biel chuta firme, mas passa à direita!
Em contra-ataque aos 26 minutos, Thaciano arranca pelo meio e toca na esquerda para Biel, que limpa a defesa do Cruzeiro e chuta colocado, mas a bola passa à direita do gol defendido por Cássio. Segue 0 a 0.
PARA FORA!
Biel recebeu na área aos 30 minutos, limpou o zagueiro azulino e tocou para Everaldo, que ajeitou o corpo e bateu de primeira, mas a bola foi para fora.
CÁSSIO SALVA!
Aos 39 minutos, Jean Lucas rouba a bola na defesa e lança Cauly, que encontra Biel chegando na área. Atacante domina e chuta firme para defesa de Cássio.
O Bahia chegou a abrir o placar no primeiro tempo, mas houve impedimento.
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
SEGUNDO TEMPO
Aos dois minutos da segunda etapa, Matheus Pereira recebe bola da direita e chuta forte da entrada da área, Marcos Felipe espalma para o lado e, na sobra, Barreal chuta de primeira para fora.
ESPALMA, CÁSSIO!
William erra na saída de bola aos oito minutos e entrega para Biel, que abriu para Everaldo ajeitar e chutar forte no gol, mas Cássio espalmou em escanteio.
GOL DO CRUZEIRO!
Marca Gabriel Veron aos 15 minutos! Matheus Pereira encontra Gabriel Veron na área, que completa para o fundo do gol de Marcos Felipe.
Cruzeiro amplia, mas é marcado impedimento!
Após cobrança de escanteio, aos 22 minutos, Kaio Jorge amplia para o Cruzeiro no Mineirão. Entretanto, após o VAR chamar, o arbitro anula segundo gol do Cruzeiro por impedimento de Villaba na origem do lance.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO BAHIA!
Estufa as redes Lucho Rodríguez! Aos 36 minutos, Ademir recebe de Jean Lucas, arranca em velocidade pelo lado direito e cruza na pequena área para Lucho chegar batendo e mandar para o fundo do gol.
Muito forte
No minuto 38, Lucho é lançado por Iago, mas bola vai com muita força e fica com Cássio.
Gols: Gabriel Veron (Cruzeiro); Luciano Rodríguez (Bahia).
Cartões amarelos: Everton Ribeiro e Luciano Juba (Bahia); Matheus Pereira, (Cruzeiro)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba (Iago); Jean Lucas, Thaciano (Thaciano), Everton Ribeiro e Cauly (Ademir); Biel (Ratão) e Everaldo (Luciano Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni.
Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Walace (Peralta) e Álvaro Barreal; Gabriel Veron (M. Vital), Matheus Pereira e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz.
Crueldade: Moradores de Serrinha denunciam envenenamento de cães e gatos; veja vídeo
Os moradores do bairro Rodagem, em Serrinha, estão denunciando uma série de casos de envenenamento de animais. A prática cruel, que ameaça a vida de cães e gatos, tem causado indignação e temor na comunidade.
De acordo com relatos, vários animais domésticos têm exibido sinais de envenenamento após saírem de suas casas. Os incidentes ocorrem principalmente na Rua Boa Esperança, levando os moradores a suspeitarem de ações intencionais e criminosas. Além de provocar sofrimento aos animais, a situação gera profunda angústia para seus tutores.
O envenenamento de animais é considerado crime ambiental e, conforme a Lei 9.605/98, a pena pode ser de seis meses a um ano de detenção, além de multa. As denúncias da população são fundamentais para que as autoridades possam investigar os casos e identificar os responsáveis por esses atos cruéis.
Uma moradora relatou que, somente nesta semana, ela e o marido encontraram três gatos envenenados. Seu cão [foto acima] também foi vítima da mesma crueldade. “Até hoje sinto falta do meu filho de quatro patas. Meu meninão era quem sempre me recebia quando eu chegava do trabalho”, desabafou emocionada.
Assista:
Prorrogado o prazo para inscrição para a Política Aldir Blanc em Serrinha; Confira a mudança
A Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Serrinha emitiu comunicado no início da tarde deste sábado, 19, informando sobre a prorrogação da inscrição dos interessados em enviar projetos para o edital da Polícia Aldir Blanc.
Com a mudança, os interessados têm agora até o dia 28/10 para realizar as inscrições. Antes, o prazo seria 21/10. O local de entrega dos projetos segue o mesmo, a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, na Arena Marianão.
A Política Aldir Blanc é um programa de fomento à cultura local de Serrinha.
Do Portal Info Serrinha
Mulher que venceu o câncer de mama faz ensaio fotográfico e inspira documentário: ‘A doença não me parou’
Apesar dos tratamentos eficazes e das tecnologias de ponta na medicina, é difícil se manter firme após um diagnóstico de câncer de mama. Mesmo assim, Claudiana Ferreira, de Bauru (SP), conseguiu trazer uma outra perspectiva para esta fase de sua vida: além de ter feito um ensaio fotográfico após vencer a doença, ela teve a sua história contada em um documentário.
Neste sábado (19) é comemorado o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, considerado o mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil, principalmente no sul e sudeste, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Claudiana, de 48 anos, recebeu a notícia em junho de 2023, quando notou um nódulo em seu seio e resolveu investigar. Foi depois de passar por dois ginecologistas e uma mastologista, e de fazer uma mamografia, um ultrassom e a biópsia que a confirmação do tumor maligno veio.
Após o diagnóstico, a servidora pública pediu apoio para uma colega de trabalho que faz parte do Grupo Amigas do Peito, uma organização sem fins lucrativos de Bauru que foi essencial durante o processo de tratamento de Claudiana.
“As Amigas do Peito dão um suporte muito grande, porque, quando você descobre o câncer, o seu chão abre. Você associa o câncer à morte, não ao tratamento e à vida. Elas existem para te ajudar a passar por esse problema.”
Criada em 2003, a associação tem sua sede estabelecida na Vila Mesquita e oferece apoio, atendimentos, fisioterapia, auxílio psicológico e cursos de artesanato no geral. Além disso, doa lenços, próteses mamárias e sutiãs adaptados para mulheres diagnosticadas recentemente com a doença, principalmente do público de baixa renda.
Memórias do processo
A ideia de fazer o ensaio fotográfico surgiu da vontade de Claudiana de registrar o momento e mostrar que, apesar das dificuldades do tratamento, das sofridas sessões de quimioterapia e da retirada da mama, ela conseguiu ser feliz.
“Não é porque você está sem uma mama e sem cabelo que você deixa de ser sensual. É claro que cada um é cada um, mas eu queria mostrar esse lado, que eu estou viva, que existe um tratamento.”
A última sessão de quimioterapia foi feita em 8 de março deste ano, Dia Internacional da Mulher. A data foi comemorada em dobro pela bauruense, que, atualmente, já está livre da doença e retornando gradualmente à rotina.
Claudiana ressalta que, quanto mais cedo o diagnóstico é feito, maiores são as chances de cura para a doença. Por isso, é essencial fazer anualmente os exames de mamografia e ultrassom, além do autoexame.
“Você acreditando que tudo vai dar certo e colocando Deus em primeiro lugar, não tem doença que te pare, assim como não me parou. Se toque, se cuide e se valorize”, completa.
‘A Outra Eu’
Foi por meio da entidade de Bauru que cinco alunos de jornalismo da Unesp conheceram Claudiana e se encantaram por sua história.
Samara Meneses Brito, uma das diretoras do documentário, conta que a ideia inicial do trabalho para a disciplina de audiovisual era retratar alguma questão social de Bauru. Por isso, o grupo escolheu a ONG.
“Lembro que ela falou sobre o ensaio fotográfico que havia feito, dizendo: ‘Uma mulher pode ser sensual sem um seio. Não tenho que perder minha sensualidade por causa da minha doença’. Naquele momento, pensei: ‘Precisamos incluir essa mulher no nosso documentário’. E, assim, Claudiana se tornou nossa personagem principal.”
A servidora ficou lisonjeada com o convite e, em uma tarde de gravações, nasceu o documentário “A Outra Eu”, que reuniu não apenas o diagnóstico da bauruense, mas também seus gostos pessoais, o relato de seu marido e como o câncer foi um capítulo de sua história.
“Mencionamos a doença, mas a tratamos como um evento na vida da Claudiana, explorando as complexidades da sua história”, ressalta Samara. O documentário completo pode ser assistido na íntegra aqui.
“É gratificante poder contar a minha história. No dia da exibição, eu fiz questão de ir. Fomos eu, meus dois filhos, minha nora… Todos prestigiamos. Foi muito bacana”, finaliza a servidora pública.
Do Portal NS/Por g1 Bauru e Marília
Homem é preso com porções de cocaína em distrito de Conceição do Coité após denúncia
Um homem de 44 anos foi preso na noite de sexta-feira (18) com porções de cocaína no distrito São João, em Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia. A ação ocorreu após uma denúncia de tráfico de drogas, segundo informações da Polícia Militar
Durante a abordagem, os policiais encontraram 43 porções de cocaína prontas para comercialização, além de dois tabletes pesando aproximadamente 153 gramas e 24 gramas da mesma substância. Também foi apreendida uma balança de precisão.
O suspeito foi conduzido à central de flagrantes da Polícia Civil, em Riachão do Jacuípe, onde o caso foi registrado.
Notícias de Santaluz
sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Serrinhense Layze Cerqueira luta por cinturão no Jungle Fight World League em Brasília
Neste sábado (19), o Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, será palco da estreia do Jungle Fight World League, o maior evento de MMA da América Latina. Quatro cinturões estarão em disputa, com destaque para a aguardada luta na categoria peso-galo (até 61 kg) entre a serrinhense Layze Cerqueira e a sul-coreana Jeong Yun Choi, apelidada de “Flamingo”. Esse combate é um dos mais esperados da noite, prometendo um show de alta intensidade para os fãs do esporte.
Layze Cerqueira, atleta da Team Velame Fight House, representa a Bahia e chega ao octógono com um cartel sólido de 11 vitórias em 16 lutas, sendo sete delas por finalização. Conhecida por sua habilidade em levar as disputas para o chão, a baiana demonstra confiança para enfrentar a desafiante asiática. “Estou pronta para levar o cinturão para Feira de Santana”, declarou Layze em recente entrevista, reforçando seu foco e determinação.
Sua adversária, Jeong Yun Choi, vem da Coreia do Sul com um histórico igualmente impressionante. Em nove lutas, “Flamingo” obteve seis vitórias, todas conquistadas de forma rápida, incluindo nocautes e finalizações antes do fim dos rounds. Choi, que treina na The Gym Lab, é famosa por sua agressividade desde o início dos combates, um estilo que pode ser decisivo contra a brasileira.
O confronto entre Layze e Choi simboliza a essência do MMA: a mistura de técnicas diversas e estratégias contrastantes. Enquanto Layze aposta na sua especialidade em finalizações no solo, Choi promete pressão e ataques explosivos, buscando encerrar a luta antes do tempo regulamentar. A expectativa é de um duelo imprevisível, onde qualquer erro pode ser fatal.
Para os moradores de Serrinha, sua cidade natal, e para Feira de Santana, onde está localizada sua academia, ver Layze em uma disputa tão significativa é motivo de grande orgulho. A atleta leva consigo o apoio de toda a Bahia e da Team Velame, que se destaca como um celeiro de grandes talentos no MMA nacional. O Jungle Fight World League reforça seu papel de protagonista, colocando a América Latina no centro das atenções do cenário internacional das artes marciais mistas.
O evento será transmitido ao vivo pelos canais Sportv e Combate, a partir das 19h (horário local), com a Rede Globo exibindo os melhores momentos em sua programação noturna. A expectativa é de muita emoção para os espectadores, consolidando o Jungle Fight World League como um dos maiores torneios de MMA do mundo.
Do Portal Ailton Pimentel/Fotos: Reprodução/TVFH
Homem é conduzido à Delegacia em Serrinha por ameaça com faca
Na tarde desta quarta-feira (18), um homem de 23 anos foi conduzido à Delegacia de Serrinha, após ser acusado de ameaçar um casal na Quadra D, bairro Vista Alegre, zona urbana de Serrinha, Bahia. O caso ocorreu por volta das 16h e foi atendido pela guarnição do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), pertencente ao Comando de Policiamento da Região Nordeste (CPR-NE).
De acordo com a PM, a guarnição foi acionada após uma denúncia de ameaça entre dois homens. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o acusado portando uma faca de cozinha, que foi imediatamente apreendida. A vítima, um homem de 33 anos, relatou que, após uma discussão, o acusado tentou agredi-lo com a faca, mas sem sucesso. Sua esposa, de 35 anos, informou que também foi ameaçada pelo suspeito, que teria dito que a mataria, bem como sua filha, caso fosse preso.
Diante dos fatos, o acusado e as vítimas foram encaminhados à Delegacia de Serrinha, onde a ocorrência foi registra. As autoridades locais darão seguimento às investigações para adoção das medidas cabíveis. A apreensão do objeto utilizado na ameaça, uma faca de cozinha, reforça a gravidade do incidente e a necessidade de ações imediatas para garantir a segurança das vítimas.
Do Portal Ailton Pimentel/DISEP Serrinha – Foto: Arquivo
Serrinha é beneficiada com novo veículo da Polícia Civil para o NEAM
Uma ação conjunta entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), realizada na manhã desta sexta-feira, 18, resultou na entrega de 127 novas viaturas que foram distribuídas para fortalecer o trabalho das polícias Militar, Civil e o Departamento de Polícia Técnica em diversas regiões do estado. Um dos municípios beneficiados pela iniciativa foi Serrinha, que receberá um veículo destinado ao Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM).
O investimento de R$ 26 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o Estado da Bahia, vai além da capital. Cidades como Serrinha, Porto Seguro, Camaçari e Valença também foram contempladas, ampliando a presença de viaturas em áreas que demandam uma atenção especial no combate à criminalidade.
Durante a cerimônia de entrega, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da colaboração entre as esferas federal e estadual. "Essa parceria com a União, que inclui fundo financeiro e planejamento estratégico, diminui os custos para os estados na aquisição de veículos. Além do aporte orçamentário, o Governo Federal traz estratégia. Com o governo Lula e um ministro da Justiça que entende profundamente a questão da segurança, sentimos confiança no caminho que estamos trilhando", afirmou.
Ao todo, 97 viaturas serão destinadas a 45 unidades da Polícia Militar, em 16 municípios. A Polícia Civil receberá 26 veículos para 25 unidades policiais em 12 cidades. O Departamento de Polícia Técnica será contemplado com quatro novas viaturas, e a Polícia Rodoviária Federal da Bahia contará com seis veículos adicionais.
Do Portal Info Serrinha